fbpx

Blog

Crianças e cozinha: uma relação saudável

Compartilhe este conteúdo:

Crianças e cozinha podem ser termos que não combinam para alguns pais. Seja pelo medo que seu filho se machuque, é cedo demais para aprender a lidar com as panelas ou até mesmo que pode demorar para o almoço ficar pronto.

Mas quantos adultos você conhece que reclamam que não tiveram oportunidade de cozinhar quando ainda moravam com os pais? Ou quantas crianças só querem comer besteira, e jamais viram seus familiares preparando uma refeição saudável?

A resposta certamente será “vários”, “inúmeros”. Portanto, levar as crianças para cozinha,pode trazer mais benefícios do que você imagina.

No entanto, é claro, é preciso ter cuidado com os objetos pontiagudos ou pesados, mas essa regra vale para todos ambientes da casa. A cozinha muitas vezes é o único ponto de encontro de uma família durante a correria do dia a dia. Agora, com o isolamento social, devido à pandemia de coronavírus, pode ser o momento ideal para repensar esses hábitos.

Estudos científicos

Além disso, as crianças sempre se espelham nos pais e procuram exemplos. Muitos pequenos resistem a comer mais vegetais por exemplo, mas às vezes os familiares também não consomem, o que legitima a criança deixar o legume, a fruta de lado.

De acordo com a Revista Saúde, estudo publicado pela Universidade de Montford, na Inglaterra, revela que pré-escolares que manuseiam vegetais têm menos medo de provar combinações inusitadas. Em 2012, cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, avaliaram a relação de 151 crianças com a comida e concluíram que aqueles que auxiliavam na cozinha eram justamente os que mais curtiam verduras, legumes e frutas. Para ter ideia, o interesse por esses itens era 10% maior entre os pequenos que vestiam o avental.

Além disso, pesquisa da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, revelou que famílias habituadas a jantar fora receberam aulas de culinária por dez semanas. Após esse período, os voluntários não só passaram a aproveitar mais as refeições no lar como também reduziram a ingestão diária de colesterol. Os autores da experiência enxergam nessa interação um dos caminhos para afastar a obesidade e os problemas atrelados a ela.

Receitas para incentivar

Da mesma forma, outro benefício é que vocês podem se divertir muito na cozinha! Comece ensinando a criança sobre a importância de higienizar os legumes, frutas e verduras por exemplo. Ainda mais em tempos de pandemia, que esses cuidados têm sido reforçados diariamente.

– Primeiramente: faça um prato que a criança goste: massa, arroz, feijão, mix de legumes. Vocês também podem variar papinhas de acordo com a idade da criança. E até mesmo criar “paisagens” comestíveis em pratos com frutas, no lanche da tarde, por exemplo. Ou sanduíche no palito, que tal?

Além de ser exemplo, comendo junto com a criança, você pode explicar os benefícios de cada alimento e a importância de ter uma variedade de cores e sabores no prato.

– Outra atividade que sempre acaba em festa é fazer pães juntos. A criança pode ajudar sovando a massa, e pode até ter o seu pãozinho, que inclusive pode decorar com feijões imitando uma carinha, por exemplo.

Outras opções saudáveis

Salada decorada*

Seu filho diz que não gosta de salada? Experimente preparar esta receita de salada alegre. Basta montá-la com folhas de alface e agrião simulando grama, ovos de codorna para sustentar os cogumelos e tomates cortados como cobertura. As manchas brancas podem ser feitas com cream cheese, maionese ou requeijão. Corte cenouras no formato de borboleta (use forminhas de biscoito para isto). Depois de ver este lindo prato, ele vai mudar de ideia! 

Banana com chocolate*

Essa é uma receita que ajudará a criança a olhar com outros olhos para as frutas. Você vai precisar de banana madura e chocolate, seja ao leite, meio amargo, o que você preferir, além de granulado. Deixe as bananas com casca no freezer durante 3 horas no mínimo. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria, deixe esfriar e coloque em copo alto. Retire as bananas do freezer, tire as cascas e corte-as ao meio. Espete palitos de sorvete, banhe-as no chocolate e em seguida cubra com chocolate granulado. Coloque-as em um prato e leve à geladeira até firmar.

* Receitas da Revista Cláudia.

Gostou das dicas? Que tal então colocar a mão na massa com seus filhos? A diversão será garantida! Certamente!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007