fbpx

Blog

Obesidade infantil – prevenção e cuidados

Compartilhe este conteúdo:

A prevenção da obesidade infantil se mostra cada vez mais urgente no país. Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde traz dados preocupantes. A obesidade voltou a crescer no Brasil. O estudo mostra que número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Por isso, prevenir a obesidade desde cedo, ainda na infância, se torna cada vez mais necessário.

De acordo com o Ministério, “houve aumento de 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. O Brasil nos últimos três anos apresentava taxa estáveis da doença. Desde 2015, a prevalência de obesidade se manteve em 18,9%”.

Aleitamento

O leite materno é o primeiro alimento que a criança ingere e tem todos os nutrientes que os bebês precisam. Além de prevenir a obesidade. Aliás, deve ser o único alimento ofertado para os bebês nos seis primeiros meses de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os benefícios podem ser conferir neste artigo. Logo, amamentar já é um início para prevenção a obesidade infantil.

Inserção de sólidos na alimentação

Por volta dos seis meses inicia a alimentação com os sólidos, como purê, caldinhos e papinhas. Esse é o momento ideal para você parar e pensar no que está oferecendo para o seu filho. Alguns pais já enchem a mamadeira com refrigerante, um ato muito falho. Se para os adultos, o excesso de açúcar que contém nas bebidas gaseificadas já é extremamente prejudicial, imagina nos pequenos?

Confira dicas:

– Na hora da bebida, prefira sempre água filtrada ou sucos naturais (100% integrais);

– Seja adepto do desembale menos e descasque mais. Vá mais a feira e na sessão ‘verde’ do supermercado;

– Tente usar o mínimo de sal;

– Não ofereça frituras a bebês.

A tentação dos fast-foods

Quando as crianças ficam maiores, inicia a tentação do brinquedinho e dos famosos lanches de Fast Food. Sim, aquele pão com hambúrguer acompanhado de batata frita pode ser bem prejudicial para a saúde. Isso não significa que a alimentação das crianças deve ser proibitiva sempre – principalmente numa fase de experimentações. Nesse caso, colocar limites ou fazer substituições mais saudáveis pode ser uma ser boa ideia.

obesidade infantil

Acontece que na correria do dia a dia, levar as crianças na lanchonete fica mais fácil do que cozinhar, não é mesmo? Para não ser vencido pelo cansaço, organize a rotina da família. Reserve uma tarde para cozinhar ou assar legumes, deixar o feijão pronto, descascar e higienizar verduras e legumes, para que quando a fome apertar, você e seu filho tenham comida pronta em poucos minutos. Você e seu filho sim! A alimentação saudável começa sempre pelo exemplo que se tem em casa.

Ter uma alimentação saudável, aliada a exercícios físicos, nem sempre é fácil. A preguiça pode ser a pior inimiga nessas horas. Mas lembre-se que hábitos se constroem. Comece aos poucos e pense em todos os benefícios e qualidade de vida que essa opção trará a sua vida e à dos pequenos!

Siga nosso Instagram para mais dicas 😉

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007