fbpx

Blog

Atividades para fazer com as crianças na quarentena

Compartilhe este conteúdo:

Durante a quarentena, muitos pais continuam trabalhando de casa, e têm o desafio diário de entreter as crianças, já que as aulas presenciais estão suspensas por conta da pandemia de coronavírus. De uma semana para a outra, a sala de aula deu lugar a uma tela e os pais precisam achar alternativas para cumprir o expediente em home office, lidar com as tarefas de casa, exercícios físicos e cuidar das crianças, por exemplo.

Parece difícil, mas pode ser mais fácil do que você imagina. No entanto, o bom e velho planejamento pode ser seu maior aliado! Já demos dicas aqui no blog sobre leituras, cozinhar com os pequenos, arrumar brinquedos, agora vamos falar sobre algumas atividades, mas que podem ressignificar a rotina da família durante a quarentena. Confira:

Cuidados com a saúde

Primeiramente, o ideal seria que os pais conversassem com os seus filhos e explicassem o que está acontecendo, porque não vão mais a aula, não podem ir na pracinha, entre outras atividades. Uma conversa sem muito drama, mas elucidativa, e claro, de acordo com a idade da criança. Além disso, já é bom atentar a crianças para os cuidados de higiene. Que ela precisa lavar as mãos frequentemente, por exemplo, que ao tossir e espirrar deve cobrir o rosto, evitar tocar na face com as mãos sujas e por aí vai.

Jogos na quarentena

Que tal apostarem jogos? Pode ser o xadrez, que inclusive traz benefícios como raciocínio e concentração, estimula a paciência, exercita a mente, e assim como todos os jogos, ajuda a criança desde cedo, a lidar com o sentimento de perda. Mas não tem o tabuleiro e as peças em casa? Podem jogar “Stop!”, por exemplo! Isso mesmo, o velho jogo da sua infância pode ajudar na hora da criança exercitar o leque de palavras, pois terá que pensar em vários nomes próprios, frutas e cores para jogar!

Árvore genealógica

À medida que as crianças vão crescendo, começam a questionar porque fulano é seu tio, qual o significado de ser primo de alguém e por aí vai. Que tal montar uma árvore genealógica com o filho? Aposto que você está há anos querendo fazer uma e agora tem um momento oportuno! Claro que é preciso atentar a idade da criança, mas pode usar fotos, contar como se conheceram, qual a nacionalidade dos pais dos avós do pequeno, entre outras características.

Álbum da família

Atualmente o álbum físico da família deu lugar a pastas no computador com os registros desde a gravidez, não é mesmo? Mas folear um álbum também tem seu valor e desperta lembranças que podem render várias conversas com seus filhos. Além disso, eles são muito curiosos e você pode gostar de relembrar os momentos registrados para sempre.

Ensaio fotográfico

Falando em foto, que tal fazerem um ensaio em casa? Enquanto os estúdios não abrem, não espere o Natal para registrarem momentos em família. Aproveite a quarentena, inclusive, para treinar suas habilidades com a câmera. Vocês podem caprichar nos looks, fazerem algo temático, como ensaio com pets, por exemplo. A diversão certamente será garantida!

Desenho e pinturas

O desenho e a pintura também exercitam a criatividade da criança e pode ser uma ótima atividade lúdica. Portanto, a combinação de cores, tamanhos e texturas, aliada a concentração motora, faz com que a criança coloque no papel suas emoções muitas vezes.

Gostou das dicas? Parece difícil acompanhar a energia das crianças no dia a dia, afinal de contas elas ainda tem a inocência que muitas vezes gostaríamos de voltar a ter. Mas que tal aproveitar esses momentos e se jogar de cabeça, seja pintando, fotografando ou montando um álbum com as crianças durante a quarentena? São maneiras de deixar a rotina mais leve com todas as notícias atuais, mas é importante se manter firme, pois vai passar!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007