fbpx

Blog

Dicas de livros infantis para ler com as crianças

Compartilhe este conteúdo:

Em 18 de abril é celebrado o Dia Nacional dos Livros Infantis, data também conhecida como Dia de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

Ler é um hábito que desperta a imaginação, aguça a curiosidade e ajuda no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral. Mas disso ninguém tem dúvida, não é mesmo? Ainda mais em tempos de isolamento social, que estamos mais em casa com nossos filhos e é preciso ampliar o leque de atividades para a criançada. Afinal de contas, eles estão sempre ligados no 220v e também querem aprender. Portanto, a leitura é uma ótima forma de manter uma rotina saudável. Certamente!

Da mesma forma, a psicóloga Frinéa Brandão, coordenadora do Grupo Neurofocus Psicoterapias (RJ), em entrevista à Revista Crescer, explica que as histórias também minimizam aspectos da solidão. Isso porque ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação. “Se você olhar para os olhos de uma criança quando está contanto histórias, vai perceber que eles são ora de admiração, ora de medo e excitação. Isso acontece porque elas estão também aprendendo realidades internas emocionais”, ressalta. Em uma história bem contada de monstro, de princesa ou de herói, por exemplo, as crianças estão aprendendo a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas.

A seguir, confira dicas de livros infantis:

O Sítio de Monteiro Lobato

Não poderíamos deixar de iniciar as indicações com uma obra clássica do homenageado do dia: Monteiro Lobato. Cada integrante do Sítio do Picapau Amarelo é único e especial à sua maneira. Monteiro Lobato criou cada um com bastante cuidado e riqueza de detalhes. Você vai mergulhar na história da Tia Nastácia, Dona Benta, Emília, Narizinho e Pedrinho.

Mogli – o Menino Lobo 

O livro de Rudyard Kipling, tem como cenário na Índia Central, a história de Mogli, o menino criado por uma alcateia de lobos, é cheia de ação, aventura e amizade também. Ao longo de sua jornada, para provar que merece ser respeitado pela Lei da Selva, ele encontra personagens memoráveis, como o perverso tigre Shere Khan, a sábia pantera-negra, Baguera, e o afável urso Balu.

Gibis da Turma da Mônica

Além disso, os quadrinhos de Maurício de Sousa também vão encantar os pequenos e são clássicos que não podem ficar de fora da sua lista. A série tem uma extensa quantidade de personagens principais e secundários. Tem como principais protagonistas Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento, sendo que cada um tem a sua própria revista em quadrinhos. Outros personagens de outras séries criadas por Maurício de Sousa também estão incluídos na Turma da Mônica, fazendo cruzamentos ou citações um sobre outro em várias histórias, entre vários outros personagens. O principal cenário das histórias é o bairro fictício de “Limoeiro”, numa cidade brasileira.

Aplicativos

Também existem os aplicativos que geralmente oferecem 15 dias de uso grátis ou três livros. Alguns dos mais indicados são: Bamboleio, Inventeca e KidsBook Itaú.

Como incentivar a leitura

Agora que você já tem indicações de livros para ler com as crianças, o mais importante é colocar o hábito em dia. Confira algumas dicas:

– Primeiramente escolha um ambiente confortável para vocês lerem juntos, seja um sofá, uma rede, um colchão na sala;

– No início leia para a criança e interprete personagens para despertar o hábito nela, por exemplo;

– Também seja modelo. Se não puder ler livros infantis, pois precisa colocar em dia uma obra da faculdade, por exemplo, leiam no mesmo espaço, cada um com o seu volume, mas compartilhamento o mesmo hábito.

Resumindo: as crianças adoram imitar os hábitos dos pais. Da mesma forma, se ver você lendo livros, vai achar que é algo bom e também vai querer experimentar. Um costume que não tem volta e que vai ajudar no desenvolvimento pessoal do seu filho certamente!

Boa leitura!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007