fbpx

Blog

Histórias em quadrinhos como incentivo a leitura

Compartilhe este conteúdo:

Em 30 de janeiro é celebrado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, o famoso modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, e que marca gerações.

A data foi escolhida, pois homenageia o dia (30 de janeiro de 1869) em que foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim”, de Angelo Agostini. O quadrinho traz a história de Nhô Quim, um caipira que vai para o Rio de Janeiro e se espanta com a civilização que era uma mistura da vida rural com a vida urbana.

Incentivo a leitura

Este gênero literário é um grande responsável por apresentar e incentivar as crianças ao mundo da literatura. No Brasil, as HQs surgiram em meados do século XIX, mas apenas se popularizaram com o lançamento de clássicos como “A Turma da Mônica”. Criada em 1959 por Mauricio de Sousa, esta é uma das maiores marcas brasileiras, afinal de contas ultrapassou as páginas das revistas e virou brinquedos e jogos. Além disso, podemos citar como algumas das mais marcantes, as HQs “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e o “Tico-Tico”, que é considerada a primeira revista em quadrinhos lançada no Brasil, em 11 de outubro de 1905.

HQs para as crianças

Turma da Mônica

Turma da Mônica foi originada em 1959 de tirinhas de jornal e os personagens principais eram Bidu e Franjinha. Mas a partir de 1960, a série começou a ganhar a identidade atual, pois iniciou a criação de Mônica e Cebolinha, que passaram a ser os protagonistas. Bidu e Franjinha foram inspirados na própria infância de Maurício de Sousa, sendo Bidu inspirado no seu cãozinho de estimação, Cuíca. Cebolinha passou a ser o personagem principal, substituindo assim o Bidu, e mais personagens foram se destacando e ganhando séries próprias, como Piteco, Astronauta, Horácio e Hiroshi. Mas, Maurício recebeu queixas sobre a falta de mulheres em seus quadrinhos e com isso criou Mônica em 1963.

Peanuts

Peanuts do norte-americano Charles Schulz, foi publicada de 1950 a 2000. Na década de 50, Schulz foi para Nova Iorque com muitos projetos de desenhos para uma reunião que foi muito importante em sua carreira. Então, no dia 2 de outubro de 1950, Peanuts fez sua estreia em jornais dos Estados Unidos e logo transformou-se em um grande sucesso. A fama das tiras foi tão grande que em 1965 transformaram-se em desenho animado, com o especial de TV A Charlie Brown Christmas (O Natal de Charlie Brown). A popularidade tornou-se maior ainda, levando à criação de vários produtos com o tema Peanuts, desde cadernos e camisetas a pastas de dente.

Pato Donald

Pato Donald é uma revista em quadrinhos da Disney do personagem de mesmo nome publicada ininterruptamente desde 1950 até junho de 2018. Foi a segunda revista a ser lançada pela Abril (a primeira foi Raio Vermelho) e foi considerado o mais duradouro título de quadrinhos do Brasil. O número um de Pato Donald surgiu em 12 de julho de 1950. Com uma capa desenhada pelo argentino Luis Destuet, na qual o pato contracenava com o papagaio Zé Carioca, a edição tinha 40 páginas e teve 82.370 exemplares distribuídos. Dentro, apenas oito páginas eram coloridas – as quatro primeiras e as quatro últimas – com o resto em traço verde sem preenchimento.

Gostou? Que tal começar a incentivar o seu filho a ler as histórias em quadrinhos? Comece lendo para ele no início. Outra atividade legal é criarem juntos uma HQs, já pensou? Existem vários templates na internet e vocês podem criar juntos um enredo. Boa leitura e boa criação!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007