fbpx

Blog

Voltar às aulas agora é seguro?

Compartilhe este conteúdo:

Desde que a pandemia iniciou, a retomada da economia e a volta às aulas são temas amplamente discutidos. De um lado, há os que defendem que as crianças precisam voltar às escolas o quanto antes para não serem devastadoras as consequências do período sem aulas presenciais. De outro, os que dizem que a contaminação seria em grande escala e que o melhor é continuar com os pequenos em casa. Afinal, voltar às aulas agora é seguro?

Desigualdades

Um dos pontos levantados é a desigualdade. Já que muitas crianças não têm acesso a internet e os responsáveis precisam ir trabalham e não há com quem deixar os filhos.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo menos um terço das crianças em idade escolar – 463 milhões de crianças em todo o mundo – foi incapaz de acessar o ensino remoto quando a Covid-19 fechou suas escolas.

“Para pelo menos 463 milhões de crianças cujas escolas fecharam devido à Covid-19, não existiu a aprendizagem remota”, disse Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef. “O grande número de crianças cuja educação foi completamente interrompida por meses a fio é uma emergência educacional global. As repercussões poderão ser sentidas nas economias e sociedades nas próximas décadas”, completa.

O Unicef ainda alerta que, mesmo quando as crianças têm a tecnologia e as ferramentas em casa, elas podem não ser capazes de aprender remotamente por meio dessas plataformas. Isso se deve a outros fatores em casa, incluindo pressão para fazer tarefas domésticas, obrigação de trabalhar, um ambiente ruim para aprendizagem e falta de apoio para seguir o currículo online ou sua transmissão.

Carga viral

Por outro lado, um estudo recente aponta que crianças menores de 5 anos podem ter carga viral até 100 vezes maior que os adultos. A equipe do Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie, de Chicago, que desenvolveu a pesquisa, explica que a capacidade das crianças pequenas de espalhar a Covid-19 provavelmente foi subestimada porque a maioria das escolas e creches foram fechadas no final de março devido à pandemia.

Mas as escolas não são frequentadas só por alunos. Há, ainda, os professores e demais servidores, e inúmeros são do grupo de risco. Segundo um levantamento feito por alguns estados brasileiros, até 40% de seus docentes estão no grupo de risco. 

As dúvidas sobre o assunto são inúmeras. Se bar abre, porque escola não pode? Vai ter professor para dar aula, já que vários são do grupo de risco? Com tanta indecisão, os governos têm apostado em deixar a critério dos pais se os filhos voltarão ou não para a sala de aula. Ou seja, a família da criança decide o seu futuro. E você, acha que voltar às aulas agora é seguro? Levará seus filhos para a escola?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007