fbpx

Blog

Dicas para organizar os estudos das crianças

Compartilhe este conteúdo:

Os filhos estão em casa devido a pandemia de coronavírus, mas na maioria das escolas as aulas continuam. Assim, os estudos das crianças não podem parar!

E com tantos afazeres nesta época: home office, casa para limpar, alimentação, animais de estimação, é preciso dedicar um tempo para cuidar dos filhos, é claro, mas também para ajudá-los com as atividades escolares. Por isso, vamos dar algumas dicas para vocês se organizarem:

Rotina de estudo em casa

O primeiro passo para colocar algo em prática é a organização. Para isso, monte uma rotina. Por exemplo, acordar às 8h30; tomar café e arrumar os brinquedos até às 10h; almoço ao meio-dia; estudos das 13h às 15h. É claro que em alguns dias essa rotina não será seguida à risca, mas o importante é tentar e sempre recomeçar. Como uma dieta, chutou o balde em um dia, recomece outra vez.

Além disso, também é importante separar as matérias a serem estudadas para otimizar o tempo e a criança saber que disciplina terá pela frente todos os dias. Por exemplo: português na segunda-feira, matemática na terça, história na quarta, e por aí vai.

Reserve um lugar propício

Agora que vocês pais estão trabalhando em casa, geralmente vocês têm um lugarzinho para se concentrar nas tarefas do trabalho, né? Com a criança deve ser a mesma coisa. Uma mesa na sala ou na cozinha, que tenha uma boa iluminação, mas um espaço que não tenha muitas distrações, como por exemplo os brinquedos do quarto dos pequenos. Pois, cada momento de desatenção, pode ser uma brecha para brincar e deixar o estudo para depois.

Ajude nas tarefas

Você devia passar pedindo ajuda para seus pais com aquele dever de matemática: sim ou certamente? Brincadeira à parte, é sempre bom estar presente em todas as fases da vida da criança e a escola não pode ficar de fora. Assim você sabe quais são as necessidades do seu filho, no que ele tem mais dificuldade e fica mais fácil ajudá-lo. Dialogue com ele e pergunte no que gostaria de ser auxiliado. E que tal fazerem uma provinha oral? Você pergunta e a criança responde, isso ajudará na memorização e aprendizado, e quando as aulas retornarem o conhecimento estará na ponta da língua!

Recompense o bom comportamento

Que tal depois de um dia inteiro de trabalho seu e de estudo da criança, vocês realizarem alguma atividade em família? Um cineminha com direito a pipoca e um sofá cheio de almofadas, uma janta rápida, mas deliciosa preparada por vocês juntos, ou até mesmo pedir aquela pizza preferida enquanto montam um quebra-cabeça ou brincam com aquele jogo que vocês gostam?

Curtiu as dicas para colocar em prática nos estudos das crianças? Com organização, mas também sem cobrança muito rígida, vocês tirarão de letra as aulas em casa!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007