fbpx

Blog

Quando começar a dar mesada para os filhos?

Compartilhe este conteúdo:

Você provavelmente teve um cofrinho quando era criança, não é mesmo? Eles existem nos mais diversos formatos, como porco, urso ou até mesmo imitando um cofre de banco. E este é um método muito utilizado para ensinar educação financeira para as crianças. No entanto, qual o momento ideal para começar a dar mesada aos pequenos e falar sobre dinheiro com os filhos? Saiba mais a seguir!

Mesada ajuda na educação financeira

De acordo com a especialista em desenvolvimento humano e financeiro, Tamirys Machado, a partir dos 3 anos de idade, já é possível falar sobre educação financeira. Além disso, segundo ela, o bom é falar sobre esse assunto em casa o quanto antes. E, assim que possível começar a dar mesada para os pequenos e ajudá-los a administrar esse valor.

“Grande parte dos nossos preceitos financeiros são adquiridos na infância. Se os pais não se encarregarem de promover experiências positivas em relação ao dinheiro com os filhos, isso acontecerá de forma totalmente inconsciente ao longo do tempo”, explica a especialista em entrevista à Revista Bebê.

Explicação de forma lúdica

Ainda de acordo com Tamirys, o melhor é abordar o assunto de forma lúdica. Assim, além de ficar mais fácil para a criança entender, o processo será prazeroso para ela. “A partir do momento em que ensinamos a maneira correta de lidar, enxergar e conduzir o dinheiro para os filhos, isso será levado para a vida adulta”, analisa ela.

Abordagem deve levar em conta a faixa etária

O ideal é que, no início, os pais expliquem o que é o dinheiro, como fazem para ganhá-lo, por que ele é importante e a diferença entre cédulas e moedas, por exemplo. Veja alguns exemplos abaixo.

Na idade dos 3 aos 5 anos, as crianças estão em uma fase de observação e imitação. Aproveitando esse período, os pais podem introduzir jogos na rotina para ensinar educação financeira aos pequenos.

Sabe aquele dinheiro que acompanha jogos de tabuleiro ou que é vendido nos bazares? Que tal comprar algumas cédulas e inventar um mercadinho ou outro estabelecimento em casa? Assim você ensina que, para comprar pão, por exemplo, é preciso pagar uma quantia para adquirir o produto.

Entre os 6 e os 9 anos, as crianças já fazem cálculos, e você pode usar essa fase para treinar mais ainda a matemática financeira. Se a criança quer comprar um produto que custa cinco reais e a criança tem dez, pergunte a ela quanto precisa receber de troco. Também pode ser legal analisar produtos com valores diferentes e que oferecem o mesmo benefício, para analisar qual vale a mais a pena e vai atender melhor à expectativa dela.

Dos 10 aos 14 anos já é possível explicar aos pequenos sobre a importância de começar a criar uma poupança e fazer investimentos. Por exemplo, se o seu filho quer um item que custa mais do que o valor que ele tem disponível, será necessário criar um planejamento para poupar esse dinheiro.

Nessa fase, você pode ensinar ao seu filho sobre contas bancárias, como funciona o dinheiro digital e sobre a importância e como fazer o controle financeiro dentro de casa. Assim, fica mais fácil explicar por que não devemos levar tudo o que queremos do supermercado, por exemplo. Afinal de contas, quem nunca passou um perrengue com o filho querendo encher o carrinho de guloseimas, não é mesmo?

Gostou das dicas? Que tal colocar em prática e começar a dar mesada para os seus filhos, cultivando também a educação financeira?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007