fbpx

Blog

Aplicativos para ajudar na educação infantil

Compartilhe este conteúdo:

Com a pandemia, a maioria das famílias que ficou mais tempo em casa teve que adaptar a rotina com o trabalho, os afazeres domésticos e os cuidados com as crianças. Atualmente, alguns pais têm recorrido às tecnologias para entreter os pequenos, seja enquanto cozinham ou trabalham. E que tal substituir aquele desenho ou filme pelos aplicativos de educação infantil?

Devido às aulas online para praticamente todas as idades, o uso de computadores e aplicativos se tornou mais comum para as crianças. Existem inúmeros aplicativos que podem ajudar educação ou na recreação dos pequenos. Confira 3 aplicativos que podem ajudar você no processo da educação infantil:

1. Duolingo

O Duolingo é uma ferramenta divertida para aprender línguas estrangeiras brincando. Nele, a cada acerto o participante vai acumulando pontos e passando de nível. Esse aplicativo trabalha a escrita, a fala e a compreensão auditiva na língua estrangeira de forma bem lúdica.

2. ABC do Bita

Feito para auxiliar na alfabetização, o ABC do Bita traz um novo jogo a cada letra aprendida. Com a interatividade, os pequenos trabalham o raciocínio lógico e a coordenação motora. O aplicativo auxilia na alfabetização, estimula a criatividade, possui narração profissional em português, além de navegação fácil e intuitiva.

3. YouTube Kids

Há muitos canais no YouTube para crianças, mas o ideal é que os pais tenham controle do que seus filhos estão assistindo. Por isso, o indicado é baixar o aplicativo específico da plataforma para os pequenos. Além disso, são oferecidas para os pais ferramentas e recursos para ajudar a orientar a exploração do mundo digital pelos filhos.

Tempo ideal de exposição

No entanto, mesmo que sejam usados aplicativos para a educação infantil, é preciso lembrar que existem recomendações de tempo máximo diário de uso de telas para não prejudicar a saúde dos pequenos. Em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um estudo que diz que crianças de até 4 anos devem passar, no máximo, uma hora em frente às telas de forma sedentária. Isso engloba atividades como assistir à TV ou vídeos e jogar no computador, por exemplo. Além disso, a rotina de atividades físicas, como brincadeiras ou esportes, deve somar 180 minutos diários nessa fase.

Crianças até 1 ano não devem ter contato com telas

Já para as crianças que têm até 1 ano, a entidade não recomenda nenhum contato com telas. Entre 1 e 2 anos, a recomendação é de que as telas sejam utilizadas pelo mínimo de tempo possível, e a rotina de atividades físicas precisa somar 180 minutos por dia. Para aquelas que têm entre 2 e 4 anos, o tempo sedentário de tela também não deve ultrapassar uma hora, sendo que quanto menos, melhor. A rotina de atividades também deve estar o mais próxima possível dos 180 minutos por dia. Ainda, o estudo apontou que a rotina das crianças acima dos 5 anos deve ter um equilíbrio entre as atividades físicas e o tempo de telas, para evitar o sedentarismo.

Rotina de sono também é fundamental

As crianças também precisam dormir bem e o suficiente para crescerem saudáveis. Por isso, a OMS recomenda quantidades de sono adequadas para cada idade. Os bebês de até 3 meses devem dormir de 14 a 17 horas por dia. Já dos 4 aos 11 meses, o indicado é que o tempo de sono fique entre 12 e 16 horas. De 1 a 2 anos, o ideal é entre 11 e 14 horas de sono, e dos 2 aos 4 anos, é necessário dormir de 10 a 13 horas.

E você, tem aderido a aplicativos para ajudar a distrair os pequenos? Conta para a gente nos comentários!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007