fbpx

Blog

Cuidados com a saúde ocular infantil

Compartilhe este conteúdo:

Para chamar a atenção sobre a importância de cuidar dos olhos, 10 de julho foi escolhido como Dia da Saúde Ocular. Diante da quantidade de telas de dispositivos tecnológicos, além de brinquedos pontiagudos, é preciso um cuidado redobrado quando se trata da saúde ocular infantil.

As primeiras percepções do mundo

Uma curiosidade, é que, de acordo com a Revista Crescer, só a partir das seis semanas de vida, os bebês conseguem apreciar o rosto dos seus pais. Aos três meses, a criança já é capaz de seguir objetos com os olhos. Assim por diante, uma infinidade de cores e formas penetrará, por meio da visão, para constituir sua percepção da realidade.


Evitando brincadeiras com objetos pontiagudos

Que os pequenos são curiosos e muitos adoram mexer em tudo, ninguém duvida. Mas também cabe aos pais, não deixar objetos pontiagudos ao alcance das crianças, não é mesmo?

Na hora de brincar então, nem pensar! É preciso verificar bem se o brinquedo tem alguma pecinha que pode ferir seu filho. Importante lembrar de também conferir a indicação de idade. No Brasil, é obrigatório que todos os brinquedos tragam a indicação de idade.

Sinais de problemas oculares

Nos bebês, é preciso ficar atento a presença de lacrimejamento frequente, intolerância à luz, vermelhidão e falta de interesse pelo ambiente que os rodeia. Já nas crianças maiores, os sinais de alerta são: dor de cabeça, coçar muito os olhos, aproximar demais os objetos para enxergá-los e esbarrar sempre em móveis, acidentalmente.

Por isso a importância de consultar um médico com o aparecimento dessas anormalidades o quanto antes.

Exposição a telas

Algo que pode ajudar a não deixar os pequenos ficarem longas horas diante dos eletroeletrônicos é criar regras para o uso. As luzes e a secura dos olhos são dois vilões da boa saúde ocular infantil, conforme o Hospital de Olhos de São Paulo. Por isso a importância de limitar o uso impondo uma cota de horas por dia do uso desses equipamentos, que incluem os celulares, tablets, notebook e videogames. “As crianças que ficam muitas horas em frente a telas também estão mais sujeitas a apresentar os sintomas da miopia mais rapidamente”, alerta artigo publicado pelo Hospital da capital paulista.

Importante salientar que todas essas orientações não substituem o cuidado de um médico oftalmologista. Qualquer anormalidade percebida nos olhos dos pequenos deve ser remetida o quanto antes ao especialista. Pois o mais cedo percebido, mais rápido será curado ou tratado o problema.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007