fbpx

Blog

Push Pop It: conheça o brinquedo que virou sensação

Compartilhe este conteúdo:

Você provavelmente já ouviu falar sobre a febre do momento entre os pequenos, o “Push Pop It”. Em tradução livre, o “aperta e estala” é um brinquedo semelhante ao plástico bolha, que vem fazendo sucesso entre a garotada. Mas você sabia que o objeto, que pode ser encontrado nos mais diversos formatos e cores, pode aliviar a ansiedade das crianças?

O que é o Push Pop It?

O Push Pop It faz parte da categoria dos Fidget Toys, brinquedos que prometem aliviar o estresse e a inquietação por meio dos movimentos repetitivos. A ansiedade seria aliviada ao pressionar e soltar as bolhas em relevo até que façam o barulho de estouro. Esse tipo de objeto parece ser uma boa opção para o momento que estamos vivendo devido à pandemia, em que não podemos interagir com as pessoas que amamos com certa frequência. Isso acaba refletindo na saúde mental e nos deixando ansiosos.  

Criança também fica estressada 

Em entrevista ao portal Terra, a psicanalista e psicopedagoga Andrea Ladislau, lembrou que essa classe de brinquedos é bastante antiga. “Consideramos, na área da Psicologia e da Psicanálise, como se fosse um ‘plástico bolha infinito’, porque ele é permanente”, referindo-se à característica do objeto de ser reutilizável. O Push Pop It é feito de silicone e suas “bolinhas” voltam ao formato original se pressionadas pelo lado oposto. 

A psicanalista ainda destaca que a brincadeira com esses objetos pode promover uma desaceleração mental e ser eficaz para interromper o fluxo de pensamentos. Como consequência, a inquietação dos pequenos também seria reduzida. “Muitas pessoas acham que criança não tem estresse, mas tem, principalmente no momento que estamos vivendo, em que tudo é novidade. Os adultos estão sofrendo com a pandemia e com o isolamento, mas têm condições de verbalizar, de expressar o que estão sentindo. Já as crianças não possuem todos os elementos de linguagem para se expressarem, e podem acabar tendo estresse, depressão, aumento de ansiedade, dentre outros comportamentos”, alerta a psicopedagoga.  

Além disso, a profissional acrescenta que o Push Pop It auxilia na concentração das crianças, na organização espacial – ao apertar um lado e depois o outro, começa a exercitar uma sequência lógica. “Ou seja, é uma maneira de estimular o cérebro, além de trabalhar a coordenação motora fina e a percepção”, explica. 

No entanto, é importante lembrar que, apesar de o brinquedo auxiliar no alívio da ansiedade e do estresse, não deve ser usado sozinho para “tratamento” nas crianças. Se os pais notarem que os filhos estão muito tristes, ansiosos ou estressados, por exemplo, devem procurar ajuda médica. 

E o seu filho, já conhece o Push Pop It? 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007