fbpx

Blog

Organizando a volta às aulas das crianças

Compartilhe este conteúdo:

Depois de um ano atípico, com a maioria dos alunos em aulas remotas, agora em 2021 muitos estudantes terão que voltar à sala de aula presencial. Isso porque, em muitos estados e cidades, apesar da pandemia de Covid-19, a retomada do ensino já foi marcada. Mas como organizar a volta às aulas das crianças num cenário como esse que vivemos?

Voltar às aulas na pandemia é seguro?

Mesmo com regras de distanciamento e de higiene, o ambiente ainda não é considerado seguro por muitas famílias. Alguns especialistas e os próprios educadores também apontam que o cenário não é favorável para a retomada do ensino em sala de aula. Por outro lado, outros pais acreditam que seus filhos não estão aprendendo o suficiente só com o ensino em casa, por meio de aulas online.

Apesar de as aulas presenciais não estarem sendo obrigatórias neste momento, muitos alunos e famílias estavam ansiosos pela retomada. Em algumas cidades, o ensino híbrido, modalidade em que as crianças assistem parte das aulas em casa e outra parte na escola, foi ofertado para as famílias. Outros locais escalonaram o retorno, dividiram turmas ou suspenderam o retorno, tudo de acordo com os índices de casos de Covid-19 na região. O caminho, então, é analisar a realidade do seu local e da sua família antes de decidir. Por isso, listamos alguns pontos que podem ajudar na decisão de mandar ou não as crianças para a escola. Confira:

Rotina

Em primeiro lugar, a rotina da família mudará novamente, para aqueles que não retornaram ao ambiente escolar presencial em 2020. Agora, será necessária ainda mais atenção aos horários de entrada e saída da escola. Antes, na modalidade EAD, era apenas abrir o aplicativo de transmissão online no celular. A partir de agora, o horário de levantar, o tempo para tomar café e o percurso até a escola terão de ser novamente calculados.

Higiene

A higiene, mais do que nunca, precisa ser o principal cuidado. É preciso conversar com os pequenos e orientar sobre a importância de usar máscara, lavar as mãos e/ou usar álcool em gel. Além disso, eles não devem emprestar materiais como lápis, borracha e caneta. As máscaras também não podem ser trocadas entre os amigos, devido ao alto risco de se contaminar com o coronavírus. Enfatize que, por mais que a proteção do colega pareça mais legal, ela não pode ser usada por outra pessoa. Para facilitar, faça um kit higiene para o seu filho carregar sempre na mochila. O ideal é que contenha sabonete líquido e toalhas de papel, além do álcool em gel – item indispensável para a proteção do seu pequeno.

Distanciamento

O distanciamento talvez seja uma das tarefas mais difíceis para as crianças. Elas são acostumadas a dar longos e vários abraços na volta às aulas, quando reencontram os amigos e professores depois do período de férias. E agora, depois de quase um ano sem se ver, a saudade deles está ainda maior. Por isso, devem ser orientados sobre a importância de não abraçar os amiguinhos por enquanto. É necessário manter a distância entre 1,5 e 2 metros do coleguinha, e não é permitido tirar a máscara quando estiverem próximo de alguém que não reside na mesma casa – a não ser na hora das refeições.

Material escolar

A lista de materiais escolares que estamos acostumados, com cadernos, lápis, folhas de ofício e etc. agora ganhou mais itens: os produtos de higiene, que devem ser individuais. Oriente seu filho a levar sempre o seu material completo, não pedir nenhum item emprestado aos colegas, nem compartilhar seus próprios objetos. Isso ajuda a evitar a transmissão do coronavírus na escola. Os materiais que seu filho não vai usar mais podem fazer a diferença na vida de outra criança, por isso, lembre-se de doar esses itens. Não esqueça de fazer uma boa higienização antes de contemplar quem precisa.

E você, acha que já possível que aconteça uma volta às aulas das crianças de forma segura? Seus filhos estão prontos para o retorno às aulas? Conta pra a gente nos comentários!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007