fbpx

Blog

Malefícios do tabagismo para gestantes e crianças

Compartilhe este conteúdo:

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Com a pandemia, algumas pessoas acabaram achando no cigarro uma forma para descontar o estresse e ansiedade do isolamento. Mas você tem conhecimento dos malefícios do tabagismo, especialmente para as gestantes e as crianças? 

Malefícios do tabagismo para as gestantes 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a grávida que fuma aumenta o risco de apresentar placenta prévia (quando a placenta se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero), descolamento de placenta e hemorragias uterinas. Há também o dobro de chance de o bebê nascer com baixo peso, 70% de chance de aborto espontâneo, 40% de chance de ter parto prematuro e 30% de chance de o bebê apresentar morte perinatal.  

O Instituto ainda alerta que o bebê pode apresentar redução do calibre de suas vias aéreas, levando a uma redução da sua função pulmonar, tornando-o suscetível a crises de dispnéia e a contrair mais infecções respiratórias. Dados revelam que filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes. 

Perigo também para os pequenos  

O Ministério da Saúde também faz um alerta sobre o tabagismo passivo, que é quando a pessoa é exposta à fumaça do cigarro, como é o caso das crianças que moram com pais fumantes, por exemplo. 

Além dos efeitos psicoativos da nicotina, provocando a dependência, o cigarro possui outras diversas substâncias químicas e tóxicas. Segundo o INCA, a fumaça contém mais de 7.000 compostos e substâncias químicas, sendo que pelo menos 69 deles são responsáveis pelo surgimento do câncer. 

Conforme o artigo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alguns fatores tornam a exposição ao tabaco ainda mais maléfica durante a infância. Entre eles, o desenvolvimento incompleto do aparelho respiratório e a relação entre o volume de substâncias tóxicas inaladas e o peso da criança. Em relação aos bebês em fase de amamentação, estudos apresentados pela SBP sugerem que eles podem ter menor capacidade intelectual, maior risco de morte súbita e grave acometimento respiratório e imunológico. 

Alguns efeitos da fumaça que podem ser sentidos imediatamente pelos fumantes passivos. Os sintomas principais são a irritação nos olhos, tosse, dor de cabeça e alergias, principalmente nas vias respiratórias. No caso das crianças, é percebido um aumento do número de infecções respiratórias e elevação da pressão arterial. 

O nosso objetivo aqui não é criar pânico em ninguém, mas orientar sobre os malefícios do tabagismo. Então, que tal aproveitar o dia de hoje e mudar a sua vida e da sua família parando de fumar? Com certeza você não vai se arrepender!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007