fbpx

Blog

Saiba como prevenir os pequenos do coronavírus

Compartilhe este conteúdo:

Desde o final de 2019, o mundo está atento as notícias sobre o coronavírus – família de vírus que causam infecções respiratórias. Mas você sabe como se prevenir da doença e, principalmente, quais os cuidados específicos que se pode tomar em relação a crianças e bebês?

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Portanto, com as crianças na escola nesta época, é importante orientá-los sobre uma boa higiene. Já com os bebês o cuidado deve ser com as pessoas que gostam de segurá-los e ao você andar com a criança na rua. Os bebês também adoram colocar objetos na boca, e é importante estar atendo não só por causa do coronavírus, mas as bactérias que podem conter no local.

Da mesma linha, é importante também salientar, que não há motivo para pânico. Já que de acordo com o Ministério da Saúde, não há indícios de circulação do vírus no Brasil e os casos confirmados até agora são importados. A maioria foram de pessoas que retornaram de viagem da Itália.

É claro que a mãe e o pai já ficam preocupados, já que as crianças ainda não entendem muito bem sobre o assunto. No entanto, o melhor mesmo é apostar na prevenção. E como já falamos, não só acerca do coronavírus, mas outras enfermidades, como gripe e resfriado.

Histórico

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

“A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1”, explica a página específica sobre a doença no site do Ministério.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Confira cuidados que você pode fazer com seu filho:

– Se a criança já for grandinha, dê um sabonete líquido para ela e oriente lavar as mãos frequentemente com água e sabonete. Ela também pode carregar um álcool gel na mochila e sempre higienizar as mãos, principalmente antes do lanche, por exemplo;

– Oriente a criança não a tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Deixe-a ficar em casa quando estiver doente;

– Oriente a cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpem juntos os objetos da escola e lancheiras com frequência;

– Se o seu filho for bebê ainda, você deve lavar as suas mãozinhas e higienizar os objetos dele.

O melhor jeito de prevenir os pequenos da doença é alertando de maneira que entendam, mas que também não tenham preconceito com um coleguinha que está resfriado, por exemplo. Explique com calma e não de maneira que assuste a criança. Resumindo: prevenção também é uma forma de amar!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007