fbpx

Blog

Lancheira saudável: dicas de alimentos para levar à escola

Compartilhe este conteúdo:

Com o retorno obrigatório às aulas presenciais, muitas famílias voltaram à rotina de preparar uma lancheira saudável para levar à escola. No entanto, nem sempre é tarefa fácil pensar em cardápios que sejam ao mesmo tempo nutritivos e atraentes aos pequenos.  

Boas práticas alimentares começam na infância

Lembrando que é essencial ensinar as crianças desde cedo sobre boas escolhas alimentares. No Brasil, por exemplo, diversas prefeituras e estados já proibiram a venda de alimentos ultraprocessados em cantinas de escolas. Isso não significa que seu filho não possa comer, eventualmente, frituras, doces e alimentos mais calóricos. Mas ele deve saber que essa alimentação é exceção e não regra. E para isso, toda a família deve abraçar esse estilo de vida, já que o exemplo começa em casa!

Confira a seguir algumas dicas da nutricionista Mariana Del Bosco, que é expert em alimentação infantil, para preparar uma lancheira saudável e gostosa para os seus filhos: 

Permita que a criança participe do preparo 

Primeiramente, sempre que possível, deixe a criança participar do momento de organização dos lanches. De acordo com a nutricionista, o envolvimento na escolha dos alimentos e na montagem torna a composição mais interessante a quem vai comer e ajuda no processo de educação alimentar. Além disso, de repente a criança não está com vontade de comer um alimento que você escolheu, mas sim um similar. 

Priorize alimentos in natura e evite industrializados 

Seja adepto do “desembale menos e descasque mais”, inclusive na hora de preparar a lancheira do seu filho. Assim, você pode apostar em frutas e cereais integrais, por exemplo, e evitar alimentos com alto teor de calorias, açúcar, gordura e/ou sal. 

Opte por lancheiras e potes térmicos 

Na hora de escolher a lancheira para o seu filho, opte por uma que seja térmica, assim o alimento fica fresquinho e seguro até a hora que ele for consumir. Às vezes os pais acabam escolhendo lancheiras pelo visual, mas não são práticas nem seguras para os pequenos.   

A água deve fazer parte do lanche 

Algo que deve fazer parte diariamente da lancheira do seu filho é uma garrafinha de água! É claro que ele também pode levar suco ou vitamina eventualmente, mas nada melhor que água para manter a hidratação em dia. Além disso, um não exclui o outro. Ele pode levar, por exemplo, duas garrafinhas: uma com suco e outra com água, que poderá ser tomada durante a aula.  

Acrescente uma proteína 

Além disso, as proteínas são essenciais para o desenvolvimento da criança. Existe uma variedade gigante de opções, tanto de proteínas animais como o leite, iogurte e queijo, por exemplo, quanto vegetais, como a pasta de grão-de-bico, tofu e croquete de feijão.  

Varie as fontes de energia 

O ideal é que, sempre que possível, você varie as fontes de energia na lancheira, ou seja, as opções de carboidrato. Um dia você pode colocar pão, em outro bolo, tapioca ou muffin, por exemplo. A ideia é que o lanche seja nutritivo e, ao mesmo tempo, saboroso para a criança. 

Lembrando que é importante ter o acompanhamento de nutricionista na hora de preparar os lanches saudáveis, já que as necessidades calóricas variam de pessoa para pessoa.  

E você, o que costuma enviar como lanche para o seu filho? Você se preocupa em fazer uma lancheira saudável para o seu pequeno? Conta pra gente nos comentários! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007