fbpx

Blog

Joias e bijuterias podem oferecer perigo às crianças

Compartilhe este conteúdo:

Muitas famílias, ao saberem da chegada de um bebê, correm para comprar o enxoval. Entre os itens cobiçados por algumas mães e pais, estão joias e bijuterias, como brincos e correntinhas, geralmente personalizadas. Inclusive, já há no mercado, joalherias especializadas no público infantil. Mas será que esses acessórios são indicados para os pequenos? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é preciso ter cuidado na hora de escolher as peças. “Para a segurança dos bebês, o principal é prestarmos atenção a modelos, formatos e tipos de materiais que possam trazer perigo. Reconhecer riscos em potencial a engasgos, ingestão, perfurações ou alergias, é muito importante e pode nortear escolhas mais seguras”, alerta a pediatra Renata Rodrigues Aniceto, membro da SBP, em entrevista à Revista Bebê

Confira a seguir, algumas dicas para manter seu filho seguro com joias e bijuterias! 

Prefira itens de ouro ou prata  

Muitos bebês podem apresentar vermelhidão devido ao uso dos acessórios. O ideal é preferir itens que são feitos de ouro ou prata, pois são materiais menos alergênicos. “O níquel é o principal agente causador de dermatite de contato alérgica e bijuterias são geralmente constituídas por este metal”, reforça a pediatra Caroline Peev, do Hospital Infantil Sabará.   

Cuidado para o bebê não engasgar 

Os pequenos amam levar objetos à boca, e com joias e bijuterias não é diferente. Por isso, muita atenção na hora de adquirir os acessórios. “Brincos de formatos maiores, tarraxas, contas de colares e pulseiras, devido ao tamanho, podem impactar em diversos pontos das vias aéreas da criança, levando ao sufocamento e risco de parada respiratória”, alerta a pediatra Renata Aniceto.  

Sufocamento 

Não esqueça de tirar os acessórios do bebê, sobretudo para ele dormir. “O bebê pode rolar no berço na hora do sono, puxar o colar achando que é um brinquedo, ou a corrente pode se enroscar no lençol”, exemplifica Peev.  

Problemas bucais 

Os pais devem sempre estar atentos aos pequenos, pois em uma distração eles podem se machucar levando os acessórios à boca, por exemplo. Mesmo que a criança não engula o objeto, ela pode tentar mordê-lo e causar algum tipo de machucado em sua gengiva, como cortes ou arranhões. Ainda, dependendo da força que a criança usar e idade que tiver, a dentição também pode ser comprometida. Por isso, sempre fique de olho no seu bebê! 

O seu bebê usa joias e bijuterias? Gostou das dicas e cuidados?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007