fbpx

Blog

Dicas para um enxoval de bebê sem exageros

Compartilhe este conteúdo:

A partir do momento em que a família fica sabendo de chegada de um bebê, começam os preparativos para recebê-lo, como a escolha do enxoval. Mas é muito fácil acabar se deixando levar pelo impulso e comprar itens a mais do que o necessário. Por isso, reunimos aqui algumas dicas de como montar um enxoval de bebê sem exageros.

Cuidado com os impulsos

As mamães, os papais e, principalmente, vovós, vovôs e padrinhos, correm para escolher inúmeras roupinhas, calçados, itens de higiene, os objetos do quartinho. No entanto, muitas famílias acabam pecando pelo excesso e comprando itens por impulso. Procure evitar esse tipo de aquisição, e foque no que realmente será usado.

Lembre-se que alguns itens, apesar de serem muito bonitos, não são funcionais. Outros como as roupinhas repetidas, provavelmente, nem serão usadas pelos bebês, afinal de contas, eles crescem muito rápido!

Roupas e calçados

Não é nada fácil resistir às inúmeras opções de roupinhas de bebê que avistamos nas vitrines e nos sites de vestuário infantil. No entanto, é preciso ter em mente que os bebês crescem muito rápido! Você piscou e aquela roupinha fofa com a qual gastou muito dinheiro não serve mais!

Outra coisa essencial é ter consciência de que os pequenos precisam de roupas confortáveis. Invista em bodies, pois essa roupa será uma das mais utilizadas pelo bebê. Além disso, é uma peça muito versátil e a maioria deles é feita de algodão, que é extremamente confortável e não agride a pele do bebê.

Sabe aqueles inúmeros calçados fofinhos que você resiste para não colocar vários pares de uma vez só no carrinho de compras? Eles provavelmente só serão utilizados pelos bebês a partir dos 10 meses! Por isso, siga resistindo a essa tentação para montar o seu enxoval de bebê sem exageros!

Outra dica é reaproveitar roupinhas, seja do seu filho, de primos ou de filhos de amigos, já que os itens dos bebês ficam praticamente novos pelo pouco tempo de uso. Além disso, é uma atitude super sustentável e que gera menos impacto para o meio ambiente.

“O armário de um bebê deveria ser naturalmente enxuto, com peças neutras e que combinem entre si. Uma dica é, na gravidez, se preparar para o que vai precisar nos primeiros três meses, e deixar para comprar o resto depois, aos poucos, conforme a necessidade”, diz Paula Laffront, consultora de compras conscientes e de enxoval de bebê, em entrevista à Revista Crescer.

Higiene

Outra dica de ouro é não sair comprando inúmeros pacotes de fralda de um tamanho só. Isso porque você ainda nem sabe o peso que o seu bebê terá ao nascer, e eles se desenvolvem muito rápido!

Outro ponto a se considerar é o impacto ambiental que o uso de fraldas descartáveis gera. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é um dos três países que mais consomem fraldas descartáveis no mundo, ficando atrás só dos Estados Unidos e da China.

Considerando que a média de trocas de fraldas por dia varia com a idade, e que um recém-nascido utiliza até 8 fraldas, esse tipo de item gera uma quantidade enorme de lixo se fizermos a conta.

Uma alternativa é utilizar as fraldas ecológicas, as de pano, que podem ser reutilizadas depois de lavar. No entanto, essa opção nem sempre é viável, já que a vida de quem tem um bebê em casa é super corrida! Porém, se forem bem cuidadas, elas podem acompanhar a criança do nascimento até a fase de desfralde.

De acordo com pediatras, o algodão e a água corrente são suficientes para limpar o xixi e o cocô. Além disso, é bom evitar passar pomadas, óleos ou hidratantes na pele do bebê sem consultar um pediatra. Isso porque a pele deles é sensível e absorve qualquer químico que passamos nela.

E aí, gostou das dicas de como montar um enxoval de bebê sem exageros? E você, o que recomenda como investimento para as mamães e os papais?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007