fbpx

Blog

O charme e a sustentabilidade das fraldas de pano

Compartilhe este conteúdo:

Quem tem de 20 anos para cima já deve ter usado fralda de pano, ou presenciou alguém usando. As mamães mais velhas arriscam dizer que era um charme um varal cheio de fralda de pano branquinha estendida. Mas com o dia a dia da família ficando cada vez mais corrido, acorda, dá banho, faz a mamadeira, troca de fralda, veste, pega o trânsito, leva para a creche, acabou se optando pela praticidade das fraldas descartáveis.

De acordo com o “Almanaque para Práticas Sustentáveis”, de Thomas Enlazador, um bebê utiliza em média 124 fraldas descartáveis por mês, totalizando uma média de três mil fraldas em dois anos de vida. “Só nos Estados Unidos, por exemplo, jogam-se para o lixo 18 bilhões de fraldas descartáveis por ano”, alarma o almanaque.
A praticidade é boa em curto prazo, mas prejudica o mundo que queremos deixar para os nossos filhos. De acordo com Enlazador, depois de usadas, cerca de 90 a 95% das fraldas descartáveis entram no ciclo do lixo caseiro e vão parar em lixões ou aterros, criando de imediato um problema de saúde pública.

De um tempo para cá, a fralda de pano começou a voltar, como a clássica moda do xadrez, que voltou com tudo, só que em uma versão mais moderna. As mamães estão cada vez mais antenadas em assuntos sustentáveis, em deixar um mundo menos poluído para seus sucessores. De acordo com o artigo de Enlazador, ao se optar pelas fraldas de pano, se usa menos de 10 kg de algodão para dois anos de fraldas. “Este é um meio significativo de reduzir o consumo de petróleo, e o algodão é um recurso facilmente renovável”, complementa.

A esposa do cantor Junior Lima – da dupla Sandy e Junior – a designer de joias Monica Benini, é uma das defensoras das fraldas de pano. Em story no Instagram em 2017, Monica explicou porque optou pela “moda antiga”. “Eu tenho recebido muitos inbox de mãe me perguntando sobre as fraldas de pano e aí eu decidi contar um pouquinho pra vocês. Eu estou usando no Otto desde que ele nasceu, ele não usa fralda descartável e eu estou amando. Pele de recém-nascido é muito delicada, muito sensível né, de bebê em geral, e eu acho o toque da fralda de algodão muito mais gostosa. Então esse já é um dos motivos”. A designer já anunciava a opção pelas fraldas de pano antes de Otto nascer.

Apesar de serem mais volumosas que as descartáveis e exigirem uma rotina de lava e seca, as fraldas de pano, além de serem ecologicamente corretas, pois são reutilizáveis, são mais confortáveis para o bebê, previnem assaduras e não provocam alergias.

Fazer uma troca de uma hora para outra pode ser bem relutante, mas já pensou em ir diminuindo aos poucos o consumo das descartáveis? Seu bebê, seu bolso, e o planeta, agradecem!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007