fbpx

Blog

Fins de semana de quarentena: como aproveitar ao máximo com as crianças

Compartilhe este conteúdo:

O isolamento social, recomendado com principal forma de prevenção ao coronavírus, já é uma realidade há quase meio ano. E em casa os dias parecem todos iguais: home office, fazer o almoço, limpeza do lar, sair com o cachorro, ajudar as crianças nas tarefas escolares e ainda ter tempo para cuidar de si.

Se essa rotina está monótona para os adultos, imagina para os pequenos? Acostumados a ir à escola, fazer alguma atividade no turno inverso (dança, arte marcial, curso de idiomas), ir à pracinha, brincar com os amigos, visitar os avós e parentes, e por aí vai.

Antes da pandemia, durante a semana a rotina habitualmente era parecida, mas a programação do fim de semana sempre prometia e era, na maioria das vezes, bem diversificada, né? Devido ao isolamento, aumentou o desafio para variar as brincadeiras e manter as crianças entretidas nesse momento – que não está sendo fácil para ninguém.

Além disso, esses dias de pausa também são uma oportunidade para os pais manterem a mente relaxada e curtirem ao máximo os filhos nessa época que passa muito rápido. Confira abaixo algumas dicas para aproveitar ao máximo os fins de semana de quarentena com as crianças.

Contação de histórias

A leitura traz diversos benefícios e deve ser incentivada desde cedo. Os pais podem começar essa trajetória motivadora lendo para seus filhos. Esse hábito libera emoções, melhora a escuta, ajuda no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita como oral, entre outros benefícios. Atualmente, existem inúmeros aplicativos para você apenas abrir no seu smartphone e começar a contação de histórias. Um deles é o Kidsbook, que traz desde clássicos como Chapeuzinho Vermelho a temas revolucionários como Malala: a menina que queria ir para a escola.

Cinema e teatro em casa

Os streamings são atualizados todas as semanas com um leque de opções para agradar a todos os públicos. Vocês podem assistir juntos animações, desenhos e filmes com temas que ajudam a despertar a empatia e o amor ao próximo, por exemplo. Aliás, esse é um tema que vem sendo muito discutido, principalmente neste momento, em que os cuidados servem não só para proteger a nossa saúde mas também a do outro. Além disso, diversas companhias de teatro estão se apresentando de forma online, já que essa modalidade artística está impossibilitada de voltar aos palcos.

Jogos

Existem jogos para todos os gostos possíveis. Do tradicional “Stop”, que ajuda no conhecimento das palavras, ao xadrez, que traz inúmeros benefícios para o raciocínio, desenvolve a criatividade e auxilia na capacidade de resolução dos problemas, por exemplo. Além disso, os jogos ensinam muito sobre ganhar e perder, um tema fundamental para se trabalhar com as crianças.

Karaokê

Cantar e dançar são hobbie de muita gente. Atualmente o aparelho de karaokê está com preço acessível e, se você não quer sair de casa, há diversas lojas entregando os materiais no conforto do seu lar. Mas se você não tiver o aparelho, não tem problema: basta colocar a canção no rádio, notebook ou smartphone, por exemplo, e brincar de “continue a música”. É só pausar e quem souber a letra segue cantando!

Gostou das dicas para aproveitar os fins de semana de quarentena com as crianças? As opções de entretenimento são inúmeras, e podem ser mais uma forma de enfrentar esses dias de isolamento. O mais importante é continuarmos nos cuidando para sairmos mais fortes quando tudo isso passar!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007