fbpx

Blog

Estimular bebês desde cedo ajuda no desenvolvimento

Compartilhe este conteúdo:

Que os bebês de hoje estão cada vez mais espertos, ninguém tem dúvida. E a ciência, que está em constante evolução, acompanha esse desenvolvimento de perto. Quem convive com os pequenos sabe que eles são curiosos e adoram esticar os bracinhos querendo ter algo nas mãos. E, de acordo com a ciência, é importante estimular os bebês desde cedo.

A esperteza começa cedo 

Um estudo recente, publicado na revista científica Infant Behavior & Development, sugere que recém-nascidos e bebês de até 3 meses de idade devem receber estímulos para manusear objetos. Além disso, também é importante que eles observem adultos desenvolvendo tarefas do dia a dia desde cedo. De acordo com os cientistas, esse incentivo ajuda no desenvolvimento social, motor e cognitivo.

Ainda segundo os pesquisadores, por meio dessas interações sociais, os bebês conseguem, desde os primeiros dias de vida, aprender a usar o próprio corpo de maneira funcional. Isso também os ajuda a perceber as relações entre os seus movimentos e as consequências no ambiente. 

“Apresentamos evidências de que as atividades de imitação e manipulação neonatal estão conectadas, e propomos práticas de estimulação baseadas em desenhos experimentais, nas quais os bebês devem ser posicionados de maneira favorável a observar as ações das pessoas. Isso terá impacto na forma como entendem o mundo social e a cadeia de ações possíveis nesse ambiente”, escrevem os pesquisadores no artigo

A pesquisadora Priscilla Ferronato, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista (Unip), primeira autora do trabalho, afirma que o estudo estabelece uma ligação entre os sistema social de imitação e o motor de ação manipulativa.

“As pesquisas têm demonstrado, desde os anos 1970, que os bebês conseguem copiar expressões faciais logo que nascem. Sugerimos que eles imitam tudo, tanto as expressões como as ações motoras de manipular objetos. Ao ver o adulto usando as mãos, eles copiam e aprendem a usá-las”, disse.  

Estímulo e cuidado 

É importante lembrar que cada criança é única e possui seu ritmo de amadurecimento do sistema nervoso central. Por isso, é fundamental que a família acompanhe esse processo com atenção e empatia. Caso os responsáveis pela criança notem algum aspecto incomum, devem procurar o médico pediatra.  

Outro aspecto que merece ser lembrado é a atenção constante dos adultos com os pequenos. Nós devemos sim estimular os bebês desde cedo, mas também lembrar que eles são muito rápidos e, em questão de segundos, podem colocar um material indevido na boca, por exemplo. Por isso, é importante que a família prepare, ainda durante a gestação, um lar seguro para receber o bebê.  

Gostou de saber sobre esse assunto? Então conta para a gente nos comentários qual foi o primeiro objeto que o seu bebê quis segurar! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007