fbpx

Blog

Esporte é um aliado no desenvolvimento das crianças

Compartilhe este conteúdo:

Que o esporte traz inúmeros benefícios para a nossa saúde física, é indiscutível. Na infância, além do papel de combate à obesidade e do desenvolvimento da coordenação motora, por exemplo, o esporte é um aliado para o desenvolvimento da criança como ser humano.

Benefícios da prática de esporte na infância

De acordo com a psicopedagoga Rosângela Lopes, em entrevista à Revista Cláudia, convivendo com outras crianças, os pequenos perdem a timidez e adquirem autoconfiança. Além disso, entendem que na vida há perdas e ganhos, ficam menos egoístas e mais perseverantes. “O esporte é um aliado dos pais na educação dos filhos. Ele garante prazer e disciplina, além de fazer a criança ocupar seu tempo ocioso”, ressalta.

Escolha do esporte

O primeiro passo é deixar a criança escolher o esporte que quer praticar. Nada de querer ir matriculando a menina no ballet e o menino no futebol, por exemplo. Cada criança deve ter a opção de manifestar o interesse no esporte que lhe atrai, assim, a modalidade será praticada com vontade e não como obrigação. Isso gera maior identificação e resultados mais compensadores tanto para a criança quanto para a família.

Convivência em grupo

A convivência em grupo é algo que devemos aprender desde cedo. Afinal de contas, na escola já temos os colegas, que passam, às vezes, a maioria do dia conosco. Daí a importância de um bom relacionamento. Os esportes coletivos são ótimos para os pequenos aprenderem, por exemplo, a conviver com os demais, respeitar as limitações de cada um e apoiar as pessoas.

Conhecendo regras

Assim como na vida, no esporte há regras que devemos obedecer e não ultrapassar. Cada modalidade tem uma regra, que deve ser seguida pelos seus praticantes. Se movimentando, a criança pode aprender e muito sobre disciplina e hierarquia, inclusive, levando esses valores para a vida.

Lidando com frustações

Outro benefício do esporte é que ele ensina a criança a ganhar e a perder, propiciando que ela aprenda, desde cedo, a lidar com frustações. Pessoas que não são expostas à frustrações durante a infância podem sofrer com isso no futuro. Disputas, ganhos e perdas, que são aprendidos na prática, nada mais são do que a reprodução da vida fora das quadras. Na fase adulta, seu filho precisará disputar vagas em universidades e no mercado de trabalho, por exemplo, e o esporte começa a prepará-lo para essas adversidades desde cedo.

E você, gostou das dicas? Já sabia que o esporte é um aliado para o desenvolvimento das crianças? Estimular seu filho a começar a praticar um esporte durante a infância pode fazer uma grande diferença na vida dele no futuro. Além disso, o exemplo é fundamental: pratique você também um esporte! Isso vai ajudar a mostrar pros pequenos, na prática, os benefícios de se movimentar, tanto para a saúde física, como mental.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007