fbpx

Blog

A importância e os benefícios da amizade na infância

Compartilhe este conteúdo:

Em 20 de julho é celebrado o Dia do Amigo e Internacional da Amizade. Nesta data, bate aquela nostalgia nos adultos das amizades da infância. O primeiro amigo que foi brincar na sua casa, o primeiro amigo na escola e assim por diante. Mas você sabia que amizade na infância pode trazer inúmeros benefícios?

Autoconhecimento

A partir do momento que a criança começa a interagir com a outra, ela também inicia o processo de autoconhecimento. Assim, ela vai entender quais ou brinquedos mais gosta, qual sua roupa ou comida favorita, quais pessoas ela tem maior afinidade. Isso por causa da troca de experiências e sentimentos com o seu amigo;

Viver em comunidade

Além da socialização, convívio com outra pessoa, a amizade traz um processo é que é viver em comunidade. Ou seja, saber dividir, se importar com o outro, desenvolver a empatia;

Criatividade

Quer algo mais criativo que crianças brincando? Que suas comidinhas ou maneiras de salvar o mundo com seus super-heróis? A brincadeira ajuda os pequenos a desenvolverem a criatividade e pensar em soluções para inúmeras situações.

Comprovação científica da amizade

Para reforçar a ideia de que a amizade faz muito bem, um estudo publicado no periódico Psychological Science, mostra que o tempo que você passava brincando com seus amigos na infância pode trazer muitos benefícios durante a vida adulta. Pesquisadoras norte-americanas acompanharam a saúde de 267 homens na faixa dos 30 anos de idade e perguntaram aos seus pais se eles passavam muito tempo com os amigos quando eram crianças. Os homens que brincavam mais com os colegas tinham menor índice de massa corporal e pressão mais baixa na vida adulta. “Esses resultados sugerem que as nossas vidas sociais podem ter uma pequena influência protetora na nossa saúde física na vida adulta. E que não são só as pessoas que cuidam de nós e as circunstâncias financeiras [que influenciam isso], mas também nossos amigos, que podem ser protetores da saúde,” ressalta a professora da Universidade de Tecnologia do Texas, Jenny Cundiff.

Agora que você já sabe os benefícios que uma amizade pode trazer para os seus filhos, comece despertando esse espírito. Converse com ele e diga que pode convidar amigos para irem a sua casa, ou ele ir até os amigos, que devem brincar, compartilhar brinquedos ou material escolar. Também explique como deve-se tratar um amigo e conte sobre as suas amizades da infância. Com certeza vão inspirar seu filho!

Neste post você confere também os benefícios da interação das crianças com os pets.

Quer mais dicas sobre maternidade e desenvolvimento infantil? Siga a gente no Instagram 😉

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007