fbpx

Blog

Doenças respiratórias no inverno: como proteger os pequenos

Compartilhe este conteúdo:

O inverno chegou e, nessa estação, a incidência de doenças respiratórias aumenta. Por isso, o cuidado para ficar doente nesta época do ano deve ser ainda maior, sobretudo com os pequenos. Até porque, em tempos de pandemia, se manter saudável é ainda mais importante. Veja algumas dicas para evitar doenças respiratórias no inverno.

Inverno e doenças respiratórias

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), as crianças são mais propensas a sofrerem com doenças da época de inverno, como resfriado, gripe, sinusite, crise asmática, bronquiolite e pneumonia, por exemplo. Isso acontece devido ao sistema imunológico dos pequenos ser imaturo ainda. 

A presidente do Departamento Científico de Pneumologia da SPSP, Dra. Fabíola Villac Adde, afirma que os vírus são sazonais, por isso ocorrem com frequência nessa época do ano. “O vírus sincicial respiratório, o mais frequente causador de bronquiolite, tem maior incidência no outono e início do inverno, de março a agosto. Já o influenza, causador da gripe, ocorre mais no inverno – de junho a setembro”, explica.

Crianças que vão pra creche devem receber cuidado redobrado

Os vírus têm alto potencial de contágio, e por isso é fundamental um cuidado especial com os pequenos que frequentam creches, berçários e escolas. Isso porque eles mantêm contato com outras crianças, e ainda não sabem se proteger corretamente. E durante a pandemia de Covid-19 a prevenção deve ser ainda maior, com uso de máscaras e adoção de protocolos de distanciamento nesses locais. 

Além disso, é bom lembrar que algumas crianças não conseguem falar para os pais sobre dores ou desconfortos. Por isso, é essencial que a família sempre esteja atenta a mudanças no comportamento da criança, que podem indicar que ela está sentindo dor, ou ao popular nariz entupido, que pode ser desde algo simples até uma doença mais complexa, dependendo do quadro geral de saúde da criança. 

Como prevenir doenças respiratórias 

Infelizmente não é possível prevenir algumas formas de infecção, mas podemos reduzir as chances de contraí-las. Manter as janelas de casa ou da creche abertas, para aumentar a circulação de ar, por exemplo, já ajuda bastante. 

Também precisamos manter o ambiente sempre limpo, além de evitar pelúcias e brinquedos que possam acumular muita poeira no quarto dos pequenos. Confira mais algumas dicas para ajudar na prevenção das doenças respiratórias:  

 
– Incentive os pequenos a lavar as mãos desde cedo; 

– Explique que, ao tossir ou espirrar, eles devem cobrir a boca e nariz com um cotovelo flexionado ou lenço de papel; 

– Mantenha a mochila do seu filho abastecida com álcool gel e toalhas de papel;  

– Desinfete as superfícies tocadas frequentemente com um desinfetante comprovadamente efetivo; 

– Averigue se a creche ou escola do seu filho segue os protocolos de distanciamento e higiene adequados. 

 
Respirador nasal Cleanose 

Uma dica de ouro é ter sempre à disposição em casa o aparelho de sucção nasal Cleanose, que é indicado para uso em crianças de 0 a 4 anos de idade. Através de um sistema de sucção do muco, proporciona a desobstrução do nariz e o alívio na respiração do bebê. 

O aparelho é produzido com material plástico atóxico e que não machuca as paredes nasais. Além disso, é seguro, eficaz e de fácil manuseio.  

O aspirador utiliza um filtro interno – trocado a cada utilização – que evita a passagem e o contato da secreção com a boca de quem executa a aspiração. E o melhor de tudo é que cada aspirador nasal Cleanose vem acompanhado de 4 filtros internos para reposição, para você não precisar se preocupar com isso!

Gostou das dicas? Que tal adquirir o seu aspirador nasal Cleanose hoje mesmo? Bastar acessar a nossa loja virtual clicando aqui

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007