fbpx

Blog

Diabetes infantil: Como a doença afeta os pequenos

Compartilhe este conteúdo:

O Dia Mundial da Diabetes é lembrado em 14 de novembro, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, principalmente em relação à sua prevenção e às dificuldades enfrentadas pelos pacientes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. E quando o assunto é diabetes infantil, o Brasil é o 3º país com mais casos da doença.

A diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou pela má absorção da insulina, o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Essa diferença entre a produção e a necessidade, ou a produção e a absorção da insulina, causam uma elevação do nível de açúcar no corpo. No caso da diabetes infantil, os sintomas que acabam alertando os pais são o aumento da sede, da vontade de urinar ou da fome, por exemplo.

De acordo com a nutricionista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Giovana Salgado, as crianças brasileiras totalizam um milhão de registros da doença. “O Diabetes Melitus tipo 1, também denominado infanto-juvenil, é mais frequentemente encontrado em crianças e adolescentes. Em 95% dos casos, é resultante da destruição autoimune das células beta do pâncreas, que leva à deficiência absoluta de insulina”, explica a nutricionista. Após o diagnóstico, é necessário o monitoramento da glicose e o uso da insulina necessária, que será administrada via subcutânea, através de seringas, canetas aplicadoras ou bomba de infusão contínua.

 Principais sintomas da Diabetes Infantil

– Aumento da sede: a criança passa a beber mais água que o normal e, mesmo assim, continua sedenta;

– Aumento da diurese: como consequência da ingestão excessiva de água, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida pelo corpo, que se reflete em maior frequência das idas ao banheiro;

– Perda de peso: apesar de um notório aumento de apetite, a criança não engorda e ainda passa a perder peso;

– Falta de energia para brincar, preguiça ou cansaço frequente. Em alguns casos o sono pode ser afetado e a criança dorme por período prolongados.

Além disso, os pais devem ficar atentos a sintomas como visão embaçada, náuseas e vômitos, infecções recorrentes, mudanças de humor e dificuldade para compreender e aprender.

Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1 – onde o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem insulina;

Diabetes tipo 2 – em que o corpo não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina. O diabetes tipo 2 é muito mais comum que o tipo 1.

Como prevenir

Segundo o Guia Alimentar para a população brasileira, a alimentação de toda a população, com ou sem diabetes, deve ser baseada em alimentos in natura (frutas, verduras, legumes) e produtos minimamente processados (arroz, feijão), limitando o consumo de alimentos processados (geleia, atum enlatado, queijo). Também deve-se evitar o consumo de comidas ultraprocessadas, como, por exemplo, sorvetes, barras de cereal e macarrão instantâneo.

Além disso, a prática regular de atividades físicas também é uma aliada na prevenção da doença. Estimule os pequenos a praticarem esportes que tenham prazer, do futebol à natação, do karatê ao balé. Qualquer atividade conta!

Manter hábitos saudáveis reduz a incidência da diabetes infantil e de outras doenças, por isso, cuide bem de si e da sua família. A construção de adultos saudáveis começa na infância.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007