fbpx

Blog

Dia do Amigo e a importância da amizade na infância

Compartilhe este conteúdo:

Você sabia que em 20 de julho é celebrado o Dia do Amigo e Internacional da Amizade? E com a chegada desse dia, começamos a refletir sobre as nossas amizades, quantos laços foram construídos ao longo dos anos, alguns deles traçados lá quando éramos crianças. Falando nisso, você sabe a importância da amizade na infância? 

Como surgiu o Dia do Amigo?

A data foi adotada inicialmente em Buenos Aires, onde, desde 1999, os “hermanos” comemoram o festejo criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro.  A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis.

Para Febbraro, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos. Com o passar dos anos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam a data. 

Amizades e o desenvolvimento da criança

A amizade na infância vai além da interação, seja na escola ou brincando na pracinha. Ela é capaz de desenvolver habilidades essenciais para a vida coletiva, como a construção de relacionamentos, a convivência, a lealdade, a confiança e a empatia. 

A criança que tem um amigo aprende desde cedo princípios básicos para uma boa convivência em sociedade. “Aprender a partilhar, a se comunicar, a negociar, a ter autonomia… Enfim, aprender a se relacionar com seus semelhantes ou desiguais. Com um amigo, a criança aprende o diferente, se questiona”, explica a antropóloga e educadora Adriana Friedmann, especialista na temática da Infância, em entrevista à Revista Pais & Filhos

Os pais devem incentivar os filhos a desenvolverem laços desde cedo. A pesquisa “A percepção da sociedade brasileira a respeito do desenvolvimento da Primeira Infância (0 a 3 anos)”, realizada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com o Ibope, apresentada em 2012, constatou que apenas 8% das mães acredita que brincar e socializar com amigos seja a principal contribuição para o desenvolvimento das crianças, enquanto 51% acha que é mais importante levar ao pediatra e vacinar. 

Cuidar da saúde é essencial, mas fazer amizade também é uma forma de se manter saudável. Afinal vivemos em sociedade e não somos nada sozinhos. É preciso incentivar os pequenos a criar esses laços desde cedo, além de que é necessário que eles aprendam a importância da amizade na infância e a conviver com o outro de forma harmoniosa e respeitem as diferenças. Desta forma estaremos criando adultos bem preparados para o mundo.  
 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007