fbpx

Blog

Dia das mães em isolamento: como dar conta do trabalho e das crianças

Compartilhe este conteúdo:

De março para cá, a rotina de muitas famílias mudou. Com o isolamento social, a maioria começou a passar mais tempo com os filhos, pois antes saíam de casa às 8h para trabalhar e só voltavam às 20h, tendo assim pouco tempo para conviver com os pequenos durante a semana.

Mas, para muitos, a rotina continua, mesmo que remotamente. Dar conta do home office, da pós-graduação, se exercitar, cozinhar, limpar. Entretanto, pais e mães continuam se virando para dar conta de tudo e ainda sobrar tempo para curtir os pequenos.

Além disso, com as aulas suspensas, as crianças estão em casa em tempo integral, mas a maioria continua com atividades para serem feitas. Como conciliar as suas atividades com as dos pequenos? Confira algumas dicas:

Estabeleça uma rotina

A rotina pode ser aliada sim. Ainda mais agora, com todo mundo em casa, é ideal ter uma organização. Por exemplo: levantar às 7h e sair com o cachorro; às 8h fazer o café; iniciar no home office às 9h, e por aí vai. Além disso, é preciso explicar para os pequenos o que está acontecendo, é claro que com uma linguagem adequada a cada idade. Com as tarefas escolares para serem feitas, muitas vezes vão pedir para os pais os auxiliarem enquanto trabalham. Neste momento que a organização é fundamental. Explique a seu filho que ele precisa fazer a atividade e brincar, enquanto os pais terminam de dar conta do trabalho.

Insira as crianças nas atividades

Outra dica é fazer com que as crianças se sintam inseridas na rotina. Por exemplo, que ajudem organizando os brinquedos, arrumando o material escolar, colocando a roupa no cesto para lavar, entre outras. Peça ajuda na cozinha, seja para montar um sanduiche, colocar a louça na pia, pegar algum alimento na geladeira. É claro, que cada atividade depende da idade da criança, para não a colocar em risco.

Façam atividades variadas

Se você que é adulto está entediado só em casa, imagina a criança, que tem uma vasta energia, vai para a escola, curso, parque e no final do dia ainda quer um cinema? Façam brincadeiras para quebrar a rotina. Por exemplo, um “almoço fora”. Sim, fora de casa, mas no pátio mesmo, já que os restaurantes de várias cidades estão fechados para receber clientes no local e o melhor é se resguardar. Vocês podem pedir comida algum dia e almoçarem na varanda. Colocarem uma “roupa de sair” e desfrutar do momento em família. Façam sessões de cinema, com direito a pipoca, cobertor, almofadas e muita diversão neste período de isolamento.

Cuidados com a higiene

Você também pode aproveitar o momento para ensinar a criança sobre a importância de uma boa higiene. Como lavar as mãos corretamente, se espirrar cobrir o nariz com um lenço. Explicar que é preciso, quando as aulas retornarem, manter uma distância segura de outras crianças para ambas se protegerem, não compartilharem utensílios, e por aí vai.

Além de todas essas dicas, é preciso lembrar que não é legal romantizar a ideia de mãe multitarefa. Pois, em muitos casos, onde existe uma mãe muito atarefada, há um pai ausente. É claro que muitas mães precisam cuidar de seus filhos sozinhas e desempenhar os dois papéis. Mas é preciso, antes de inserir a criança na rotina, inserir seu companheiro. Afinal de contas, é uma obrigação de casal dividir tarefas e assim nenhum ficar sobrecarregado. Mantenham-se em casa sempre que possível neste momento de isolamento social e cuidem uns dos outros, pois vai passar!

Feliz Dia das Mães!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007