fbpx

Blog

Cultivar plantas em casa também faz bem para as crianças

Compartilhe este conteúdo:

Que o contato com a natureza traz inúmeros benefícios à saúde, ninguém tem dúvida. Com a pandemia, acabamos ficando mais tempo em casa, o que nos priva do contato com o verde. Além disso, agora, os passeios com a família no parque foram suspensos ou acontecem raramente. Mas você sabia que o simples fato de cultivar plantas em casa já pode ajudar a melhorar a nossa saúde?

Influência das plantas na saúde

Um estudo da Universidade Estadual de Nova York (EUA) constatou que as plantas são efetivas na remoção de toxinas conhecidas como compostos orgânicos voláteis. Essas substâncias contribuem para o acúmulo de poluição do ar em ambientes fechados. Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Washington (EUA), afirma que o verde ajuda a reduzir o acúmulo de poeira no lar em até 20%.

De acordo com a Revista Crescer, outros estudos já comprovaram que plantas em casa influenciam positivamente o humor dos moradores, acalmando-os. Principalmente as flores são capazes de aumentar instantaneamente o nível de felicidade das pessoas. Ou seja, o estresse do acúmulo de tarefas, somado ao home office, pode ser aliviado com plantinhas em casa.

Saúde dos pequenos

E para os pequenos, o benefício de cultivar plantas em casa não seria diferente. De acordo com pediatra Flávio Melo, foi constatado por meio de pesquisas que a falta de contato das crianças com a natureza tem levado a quadros de doenças alérgicas, por exemplo. Em uma entrevista, ele mencionou o estudo realizado pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, que defende a importância da hipótese da biodiversidade nos dias atuais.

Segundo Melo, o contato com a natureza enriquece o conjunto de micro-organismos presente no corpo, chamado de microbioma humano. Também promove o equilíbrio imunológico e protege o organismo contra alergias e doenças inflamatórias. “O contato com o meio ambiente ajuda o sistema imunológico a conviver e a se adaptar à biodiversidade externa, o que favorece a defesa da biodiversidade interna”, explica Flávio Melo.

Outros benefícios

– Cultivar plantas em casa também pode aguçar a curiosidade dos pequenos a aprender sobre cores e texturas;

– O olfato também será exercitado com plantas e temperos como o alecrim e o manjericão, por exemplo;

– As plantas são ótimas para as famílias que querem ensinar a criança a cuidar de um ser, mas não têm muito tempo para um cachorro;

– Com as plantinhas, eles aprenderão que precisam regar, colocá-la ao sol, entre outros cuidados, o que ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade da criança;

– Os pequenos também podem aprender sobre as diferenças, já que algumas plantas precisam de mais água, sol e terra que as outras.

Cultivar plantas em casa exige responsabilidade e organização, mas o ensinamento que as crianças têm compensa tudo. Seu filho aprenderá desde cedo a respeitar e a cuidar da natureza. Que tal colorir a sua casa com uma plantinha?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007