fbpx

Blog

Cuidados com o colesterol devem começar na infância

Compartilhe este conteúdo:

O dia 8 de agosto é lembrado como Dia Nacional de Combate ao Colesterol. E essa é uma data que merece atenção, afinal de contas, os níveis elevados dessa substância podem acarretar em doenças cardiovasculares, principalmente o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). E você sabia que o cuidado com os níveis de colesterol deve começar ainda na infância? 

Colesterol e Infância

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o colesterol alto na infância se deve a uma alimentação rica em gorduras, ao excesso de peso e ao sedentarismo. No entanto, algumas crianças e adolescentes terão colesterol alto mesmo seguindo uma dieta saudável.  

“Quando os níveis do colesterol estão altos no sangue, e sob determinadas condições (tais como diabetes, hipertensão, fumo e obesidade), o seu excesso pode ser perigoso e causar depósito de substâncias nas paredes das artérias, o que leva à aterosclerose. Esse processo pode começar desde a infância. Quando não controlado, pode levar a temíveis complicações, como o infarto do miocárdio e o AVC”, explica o presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, Dr. Crésio Dantas Alves. 

Obesidade e Colesterol

Atualmente, são tantas as opções das chamadas “besteiras” para os pequenos, que fica até difícil controlar. É hambúrguer para cá, refrigerante, que é rico em açúcar, para lá. Para prevenir doenças acarretadas pelo colesterol alto em crianças, entidades orientam que a primeira dosagem de colesterol na infância seja feita, em toda a criança, entre nove e 11 anos. Além disso, em algumas situações, crianças com idade entre dois e oito anos, também devem ter os níveis de colesterol dosados. É o caso das crianças obesas, com diagnóstico de diabetes ou que tenham histórico de doença cardíaca ou colesterol alto.

Prevenção ao Colesterol alto

A prevenção deve começar estimulando que a criança coloque o corpo para se mexer desde cedo e tenha uma alimentação saudável. Crianças devem evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como os biscoitos recheados, além de alimentos como bolo, chocolate, sorvete, hambúrguer, batata frita, refrigerante, frituras. É preciso dar preferência ao consumo de verduras, legumes e frutas, peixe e frango, leite, queijo branco. Também é importante evitar o uso de telas (TV, videogame, celular) e optar por brincadeiras ao ar livre, corridas e sempre incentivar a prática de esportes.

Vale lembrar que até mesmo pessoas com hábitos saudáveis podem ter colesterol alto, pois há o fator da hereditariedade. Por isso, é muito importante estimular hábitos saudáveis nos pequenos desde cedo e verificar regularmente as taxas de gordura no sangue com acompanhamento médico. 

E você, tem estimulado o seu filho a se manter mais ativo e saudável? 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007