fbpx

Blog

Cuidados com a pele dos pequenos no frio

Compartilhe este conteúdo:

O inverno já está ficando mais ameno em algumas regiões, mas ainda é possível encarar períodos de frio neste ano. E se a pele dos adultos já sofre com as quedas nos termômetros, imagina a dos pequenos? Por isso, é essencial ter alguns cuidados com a pele dos pequenos no frio.

Por que cuidar da pele das crianças?

Os cuidados com a pele dos pequenos são importantes em todas as estações. No verão, pois o sol pode causar queimaduras e outros problemas, como a insolação e a desidratação do corpo. E no inverno é fundamental manter os cuidados, já que o tempo frio também castiga a pele. Além disso, nas crianças, a chamada barreira cutânea ainda está em formação, deixando-as mais suscetíveis a alergias e infecções.

Confira a seguir algumas dicas da presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Vania Oliveira de Carvalho, em entrevista à Revista Saúde

Hora do banho 

Para a pediatra, o horário ideal para dar banho nos pequenos é no final da tarde, antes da criança dormir, pois ajuda no relaxamento. Além disso, a temperatura da água adequada para o momento de higiene é morna. 

Dê preferência a sabonetes líquidos próprios para os pequenos e com pH igual ao da pele. Além disso, não é preciso usar esponja, pois elas acumulam muitas bactérias. Um bom sabonete e movimentos leves já são suficientes. Ah, e não esqueça de colocar um aquecedor no banheiro para o ambiente ficar mais aconchegante! 

Além disso, invista em toalhas felpudas e seque bem e com cuidado todo o corpinho da criança, principalmente os dedinhos dos pés, para evitar frieiras. 

Cremes e óleos para as crianças 

A SBP indica o uso de cremes hidratantes apenas para os bebês que têm a pele naturalmente seca. Nesses casos, utilize produtos destinados à faixa etária da criança, já que os hidratantes para adultos geralmente contêm perfumes que podem irritar a pele dos pequenos. O uso de óleos corporais está liberado, principalmente os de massagem, mas apenas se tiverem indicação própria para o público infantil. 

É importante lembrar que, antes de usar qualquer produto na pele do seu bebê, você deve consultar o pediatra dele. Isso porque, às vezes, uma pequena quantidade de qualquer componente inadequado para a idade pode irritar a pele da criança.

Doenças de pele 

As doenças de pele podem ser comuns nesta época, sendo a dermatite atópica capaz de atingir até 10% das crianças. Ela se manifesta especialmente em quem tem outras alergias, como rinite, bronquite e sinusite. A doença geralmente acomete crianças a partir dos 2 meses de idade. 

A dermatite atópica causa lesões avermelhadas na face e nas pregas dos braços ou das pernas, que coçam e surgem de tempos em tempos. De acordo com a pediatra da SBP, por terem a barreira cutânea mais seca, os pequenos precisam de cuidados especiais, como hidratação diária e cremes especiais.  

Viu só como é importante manter os cuidados com a pele dos pequenos no frio? Não só pelo desconforto natural da estação, mas também para evitar outros problemas para o seu filho, procure sempre usar produtos adequados à faixa etária e necessidades dele. E em caso de dúvidas, não deixe de consultar o pediatra.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007