fbpx

Blog

Confira dicas para ajudar na alfabetização do seu filho

Compartilhe este conteúdo:

A alfabetização é uma fase muito importante no desenvolvimento da criança. A partir dela, abre-se um universo de novas possibilidades, tanto para o aprendizado quanto para socialização e, principalmente, independência da criança.

Mas este é um processo cheio de desafios e existem algumas dificuldades comuns entre os pequenos. Por isso é fundamental o incentivo e apoio dos pais, sem cobranças ou atitudes que tornem a alfabetização uma etapa desconfortável.

Veja algumas dicas para ajudar o seu filho neste processo:    

Desperte o interesse por histórias

Quem não ama um conto infantil, não é mesmo? Colocar o seu filho para dormir com uma boa história é uma ótima dica para despertar o interesse dos pequenos pelos livros. Que tal você interpretar os personagens, com vozes diferentes e até gestos que prendem a atenção? A leitura vai despertar a imaginação deles e você pode inclusive dividir a história em partes, para que os pequenos fiquem ainda mais curiosos e queiram saber o final da história.

Invista em jogos e brincadeiras educativas

Que tal parar um pouco de mexer no celular e dedicar mais tempo ao seu filho? Invista em jogos e brincadeiras educativas que trabalhem o alfabeto, a formação das palavras e a leitura. Alguns exemplos são caça-palavras, palavras cruzadas e jogos de soletrar.

Faça pequenos desafios

As crianças são muito curiosas e algumas adoram desafios, não é mesmo? Então que tal propor um enquanto vocês fazem o caminho até o supermercado, por exemplo? Pergunte para a criança as cores das casas da sua rua, quantas letras possui a palavra no outdoor ou questione quais símbolos estão presentes em determinada placa de sinalização de trânsito.

Respeite a individualidade

Alguns pais adoram sentar-se para conversar e comparar os filhos. Às vezes essa comparação ocorre em casa, quando há duas ou mais crianças. No entanto, é preciso respeitar a individualidade de cada um e entender que cada pessoa tem seu tempo. Alguns vão aprender a falar primeiro, outros algum tempo depois.

Dê o exemplo

Não adianta você desenvolver todas as dicas acima se não for um exemplo para o seu filho. Que tal vocês lerem juntos, cada um com seu livro? Assim a criança vai entender que esse momento, além de importante, é prazeroso, e vai querer fazer também!

E você, como faz para ajudar na alfabetização dos seus filhos? Conta para a gente nos comentários!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007