fbpx

Blog

Atitudes para evitar na alfabetização infantil

Compartilhe este conteúdo:

Alfabetizar uma criança é um processo longo, que exige paciência e dedicação. Essa fase é um dos momentos mais importantes da infância, já que os pequenos terão os primeiros contatos com a leitura e a escrita, por exemplo. Mas quais as atitudes que devemos evitar na alfabetização infantil, que podem contribuir para o aprendizado dos pequenos?

Papel da família é fundamental para o aprendizado

Durante a alfabetização infantil, o papel da família é fundamental para as crianças. A participação dos pais e cuidadores é importante para que os pequenos se sintam seguros e acolhidos durante o processo. Assim, existem ações que devemos levar em conta nesse período e outras que devemos evitar ao alfabetizar os filhos. Saiba mais a seguir!

Não espere a criança entrar na escola para ensinar

Hoje em dia, apresentar as letrinhas para as crianças está mais acessível. Afinal de contas, existem inúmeros livros interativos, além de alfabetos personalizados. Antes de matricular o seu filho em uma escola, comece alfabetizando-o em casa. Mostre cada letrinha, o seu som, assim, quando ele for para a escola já estará familiarizado com o que vai aprender.

“Os nossos pequenos são provocados pelo que lhes é mostrado no meio social, na convivência com o mundo e a família. Este indivíduo precisa ser provocado a interagir e se relacionar com o meio”, explica a psicopedagoga e orientadora educacional, Marcia Regina Fonseca, em entrevista à Revista Bebê.

Evite as telas e estimule atividades motoras

Pular, correr e saltar, por exemplo, são atividades comuns na infância e pouco desenvolvidas atualmente. Ainda mais com a pandemia, já que ficamos mais restritos ao lar, para evitar a contaminação pelo coronavírus. Essas atividades físicas e motoras devem ser incentivadas pelos pais das crianças desde cedo.

Além dessas, as brincadeiras que fazem uso de massinha de modelar, os recortes, o manuseio da lã, trabalhar com a tecelagem e estimular o movimento de “pinça” são excelentes para desenvolver a coordenação motora das crianças.

Não deixe de participar da vida escolar

O incentivo é uma das principais atitudes que os pais devem dar a criança durante o processo de alfabetização. Na correria do dia a dia, muitas famílias não acompanham as atividades escolares das crianças. Porém, é muito importante estar presente em atividades em que eles fazem apresentações culturais, de dança ou de desenhos para os familiares.

Não pressione a criança a aprender mais rápido

Um dos maiores erros dos pais é comparar o seu filho com o dos outros. Por exemplo, citar que o filho da vizinha já pinta o desenho sem ultrapassar a linha, enquanto o seu filho recém está aprendendo a pegar o lápis de cor.

É preciso ter em mente que cada criança tem seu tempo, assim como nós adultos. Dê espaço e apoio ao seu filho, invés de cobrança, assim ele ficará mais seguro para desempenhar as atividades.

Procure não demorar para buscar ajuda

Ter ajuda de um especialista é fundamental quando a criança está com dificuldades no aprendizado. Às vezes é só o modo de ensinar que precisa ser modificado para a criança assimilar a atividade, já que não existe uma única forma de aprender. Por isso, caso sinta que seu filho está com alguma dificuldade no aprendizado, não hesite em procurar ajuda de um especialista assim que possível.

Gostou das dicas? E você, que sugestão pode dar para quem está começando a alfabetização infantil?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007