fbpx

Blog

Confira as fases do desenvolvimento do bebê

Compartilhe este conteúdo:

Assim que um bebê nasce os pais ficam na expectativa quanto ao seu desenvolvimento. Com que idade o filho vai começar a engatinhar, falar e comer sozinho são algumas das dúvidas de quem convive com uma criança. No entanto, é preciso ter em mente que cada ser humano é único e o desenvolvimento da criança obedece a um passo a passo e não deve ser “apressado”.

Confira a seguir, as fases do desenvolvimento do bebê:

Desenvolvimento do bebê

Lembrando que existem os marcos do desenvolvimento infantil. Trata-se de habilidades que as crianças adquirem durante o seu crescimento, como o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional. A maior parte deles acontece até os seis meses de vida, na chamada primeira infância.

Além disso, as habilidades que a criança adquire seguem uma sequência e todas as etapas são comandadas pelo cérebro.

Primeiro mês

No primeiro mês de vida os bebês costumam dormir de 14 a 17 horas por dia. Apesar de passar bastante tempo dormindo, os pequenos já apresentam capacidade de mexer os membros do corpo. No entanto, eles ainda não conseguem sustentar o pescoço sozinho. Além disso, a comunicação se limita o choro, a forma como a criança informa dores e desconfortos.

Segundo ao quarto mês

Do segundo ao quarto mês de vida, a criança amplia seu campo de visão e reflexos. Nessa idade, sons chamam a sua atenção, fazendo inclusive com que o bebê vire a cabeça para acompanhá-los. É nessa fase que surgem os sorrisos e a criança consegue levantar a cabeça sozinha quando está virada com a barriga para baixo. Além disso, já reconhece os rostos mais familiares.

Quinto mês

No quinto mês começa o interesse pelo próprio corpo. O bebê fica curioso em mexer os membros e leva as mãos e os pés a boca, consegue manter a cabeça erguida e até mesmo se apoiar nas mãos quando está deitado de bruços. Também é nessa época que a criança começa a se comunicar mais, emitindo sons com frequência.

Sexto ao oitavo mês

Entre o sexto e oitavo mês o bebê consegue controlar seu corpo, ficando sentado com apoio e fazendo rotações, como de cintura. É nessa época que começa a introdução alimentar, já que o sistema digestivo está pronto para receber alimentos sólidos.

A partir do oitavo mês, a criança começa a enxergar com maior nitidez. Também é nesta época que começa o interesse por engatinhar.  

Nono mês até um ano

Do nono mês até o primeiro ano de vida, o bebê começa a demonstrar carinho e a se levantar sozinho. A partir do primeiro ano, os bebês começam a se comunicar emitindo algumas palavras ou mesmo sons mais complexos. Acenos também podem iniciar nessa fase, como levantar a mãe dando tchau ou apontar para objetos.

Dois anos

A partir dos dois anos a criança começa a apresentar maior coordenação motora, dando início aos primeiros passos. Além disso, desenvolve melhor a linguagem e pode apresentar apego a objetos, como os seus próprios brinquedos.

Três a quatro anos

Entre o terceiro e quarto ano de vida, a criança passa por diversos marcos do desenvolvimento infantil, como o crescimento físico, desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais e emocionais.

A partir dos três anos, a criança deve ser estimulada a ter mais autonomia e é uma boa fase para o desfralde. A partir dos quatro anos, a criança passa a se comunicar com mais facilidade. É nesta época que os pequenos começam a correr e a pular com mais confiança.

Lembrando que os marcos do desenvolvimento infantil são referenciais para acompanhar o bebê. Isso não quer dizer que seu filho possa estar adiantado ou atrasado no processo. Somente um pediatra pode avaliar e dar o parecer quanto ao desenvolvimento da criança. Além disso, não tente apressar as fases ou compará-lo com outros bebês, cada um tem o seu tempo.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007