fbpx

Blog

Como identificar atrasos no desenvolvimento infantil?

Compartilhe este conteúdo:

Quando a família recebe a notícia que um bebê está a caminho, muitas incertezas surgem, além da escolha do nome. Após o nascimento, as expectativas quanto ao desenvolvimento só aumentam. Dúvidas sobre quando o bebê vai começar a caminhar, falar e até mesmo quando os primeiros dentinhos vão surgir vêm à tona. No entanto, é bom lembrar que cada criança tem seu tempo no desenvolvimento, mas é preciso ficar atento a alguns sinais. Saiba a seguir, como identificar atrasos no desenvolvimento infantil.

Primeiramente, é bom lembrar que os atrasos no desenvolvimento não são por si só um diagnóstico, como lembra a neuropediatra Ellen Manfrim, em entrevista ao Portal Drauzio Varella. Por exemplo, uma criança com atraso de fala, pode ser por falta de estímulo, mas também há a possibilidade de ser parte de um diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). “Ter um atraso no desenvolvimento não indica necessariamente um transtorno, mas há sim maior chance dessa criança receber um diagnóstico futuro de um transtorno”, explica a médica. 

Marcos do desenvolvimento

Os quatro marcos do desenvolvimento infantil são referências usadas para acompanhar o crescimento dos pequenos. As principais habilidades ocorrem nos primeiros anos de vida e incluem aspectos motores, cognitivos, socioemocionais e de linguagem. 

“Os marcos ajudam os pais e profissionais da saúde a perceberem se o desenvolvimento está ou não dentro do esperado. As idades desses marcos não são precisamente definidas e pode haver algumas variações de criança para criança, dentro de alguns limites”, explica a otorrinolaringologista e foniatra Renata Di Francesco.

No desenvolvimento motor, por exemplo, é esperado que uma criança de 0 a 6 meses erga a cabeça, role, agarre e leve a boca objetos. Se tratando do desenvolvimento da linguagem, é esperado que uma criança de 0 a 6 meses emita tentativas e ruídos, os chamados balbucios e arrulhos. No desenvolvimento cognitivo é esperado que o bebê vire a cabeça para acompanhar sons e faça movimentos dos olhos coordenados dos 0 aos 6 meses. Já no desenvolvimento socioemocional, a criança de 0 a 6 meses geralmente sorri e dá risadas com cócegas.

Veja os principais marcos de desenvolvimento que podem ser observados nos primeiros anos de vida da criança: 

Desenvolvimento motor:

  • 2 a 3 meses: sustentar a cabeça;
  • 4 meses: agarrar objetos;
  • 6 a 7 meses: sentar-se sem apoio;
  • 10 meses: ficar de pé;
  • Até 1 ano e 4 meses: andar sem apoio.

Desenvolvimento da linguagem:

  • Ao nascer: reconhecer a voz da mãe e reagir a sons (o bebê escuta desde o útero);
  • 2 a 3 meses: emitir vogais;
  • 7 meses: começar a entender “não” e atender ao próprio nome;
  • 9 meses: balbucios silábicos (como “mamama” ou “dadada”, por exemplo);
  • Em torno de 1 ano: falar as primeiras palavras funcionais;
  • 3 anos: conseguir manter um diálogo, mesmo com desconhecidos.

Desenvolvimento socioemocional:

  • 2 meses: sorrir em resposta e estímulos;
  • 9 meses: demonstrar medo de pessoas estranhas;
  • 1 ano: pedir e compartilhar brinquedos.

Como identificar os atrasos

É preciso conhecer os marcos do desenvolvimento e ficar atento aos prazos máximos. Por exemplo, o prazo para as crianças começarem a andar é de 11 a 16 meses, sendo 16 meses o prazo máximo. “Uma outra forma fácil de conferir o desenvolvimento é acompanhá-lo pela carteirinha fornecida na maternidade, logo que a criança nasce. Cada estado tem sua carteirinha própria, e sempre há os marcos para serem seguidos. Há também diversos aplicativos de celular”, orienta a médica Ellen Manfrim. 

No entanto, é preciso avaliar todo o conjunto do desenvolvimento. Pode ser que a criança esteja com um atraso para andar porque já teve um atraso anteriormente, para sentar, por exemplo. “Deve-se avaliar a criança como um todo, o tônus muscular, a coordenação, movimentos mastigatórios, desenvolvimento da fala, etc.”, ressalta a médica Renata.

Por isso, sempre que você desconfiar que o seu filho está com algum atraso no desenvolvimento, procure o pediatra. Afinal de contas, só um médico pode avaliar e dar um parecer sobre o que está acontecendo. Não compare seu bebê com outros, pois cada um tem um tempo diferente de aprendizado.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007