fbpx

Blog

Autismo – como identificar os primeiros sintomas

Compartilhe este conteúdo:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, é um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. De acordo com estudo divulgado pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, uma criança a cada 100 nasce com o TEA.

Classificações

Segundo a presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a médica Liubiana Arantes de Araújo, as manifestações do TEA são classificadas em leve, moderada e grave.

“O TEA leve é característico do paciente que não apresenta atrasos significativos. No geral, eles se comunicam e mantém suas atividades da vida diária e possuem um nível de interação social. Podem apresentar estereotipias, porém menos evidentes”, explica. “O TEA grave é representado pelo paciente com grande déficit. A comunicação e interação social são precárias. Eles apresentam comportamentos repetitivos muito intensos, podem se auto agredir, possuem uma rigidez grande a rotinas e podem ter estereotipias mais incapacitantes, tais como correr de um lado para o outro, balançar o corpo e as mãos”, acrescenta. “Já o TEA moderado apresenta um meio termo entre as duas condições. A determinação sempre depende da avaliação médica”, complementa a médica.

Entre as características desses pacientes é que são bastante literais e têm dificuldades para compreender o sentido figurado, conforme Liubiana. “Há também pouca expressão social e capacidade de entender a empatia, pois a habilidade de se colocar no lugar do outro é pouca desenvolvida no cérebro. Geralmente, falam o que pensam, não percebem se o outro está triste ou cabisbaixo”, frisa.

autismo identificando sintomas

Identificando sintomas

Nos primeiros meses de vida já é possível identificar alguns sintomas. Segundo o médico psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, o olhar é extremamente importante para demonstrar o vínculo materno, por exemplo. “Enquanto é amamentado, o autista pode não fitar a figura da mãe e ter um olhar perdido”, explica.

Outro comportamento que merece atenção é quando a criança aceita o colo de qualquer pessoa. “Com 8 meses, a criança costuma estranhar quem não é do seu convívio e até chorar, mostrando que está insatisfeita. Já um autista sente-se igualmente confortável com qualquer um”, lembra o psiquiatra.

Outros sintomas: choro quase ininterrupto, inquietação constante ou ao contrário, apatia exacerbada, incomodo com toque, sons, texturas de alimentos, ausência da fala, aparente surdez, atraso no sorriso.

Tratamento

Após o diagnóstico, o médico indicará o tratamento para o autismo, já que não existe cura. Mas um tratamento precoce, intensivo e apropriado melhora muito a perspectiva de crianças pequenas com o transtorno.

O principal objetivo do tratamento é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado. Entre as alternativas estão: terapias de comunicação e comportamento, medicamentos, terapia ocupacional, fisioterapia, terapia do discurso/linguagem, entre outros.

Incentivo em casa

Importante lembrar, que a identificação dos sintomas acima citados não significa que seu filho é autista. Só um médico especialista pode fazer esse diagnóstico. Mas se você notar algumas alterações, procure ajuda o quanto antes. Além dos tratamentos, também é importante dar continuidade ao trabalho em casa. Incentive seu filho, ensine a se vestir, escovar os dentes, a comer sozinho, dê mais autonomia a ele.

A presença da mãe, do pai, e demais familiares é de suma importância, pois são crianças como qualquer outra, que merecem brincar, se divertir, apenas possuem uma forma diferente de pensar, perceber o mundo e agir.

Acompanhe mais dicas sobre cuidados infantis no nosso Instagram ou nos outros posts do Blog 😉

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007