fbpx

Blog

Como reduzir a ansiedade na gravidez

Compartilhe este conteúdo:

Estar gestante é um período que por natureza é repleto de ansiedade. É a expectativa por saber o sexo do bebê, é a espera pelo berço que você acabou de comprar, é a preocupação com a sua saúde e a da criança, e por aí vai.  Porém, é possível reduzir a ansiedade na gravidez.

Há muitas maneiras para relaxar e acalmar a mente e o coração durante a doce espera pelo seu bebê. Confira, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a ter uma gestação com menos preocupações: 

Pratique atividades físicas 

Você já deve ter ouvido aquela frase de que o corpo foi feito para se mexer, não é mesmo? Na gestação não seria diferente. É claro que há exceções, por isso, sempre converse com o seu médico se você pode ter uma rotina de atividade física durante o período gestacional.  

Uma prática muito indicada para grávidas é o Pilates, pois há exercícios focados no fortalecimento do assoalho pélvico e na região da coluna lombar, que são muito importantes, já que inúmeras mudanças acontecem nessas regiões do corpo durante esse período. 

Cuide da alimentação 

Devemos sempre estar atentos à nossa alimentação, não somente quando queremos emagrecer ou estamos doentes. É muito importante lembrar que saúde se constrói no dia a dia. E na gestação, além de cuidarmos da nossa saúde, temos um serzinho dentro de nós que também precisa se alimentar direito. 

Uma dica é procurar uma nutricionista para montar um plano de acordo com as suas necessidades e estilo de vida. Essa profissional vai avaliar seus exames, calcular sua necessidade diária de calorias para o corpo ficar bem e ajudar nas dúvidas que você tem sobre o que ingerir ou não durante a gestação. Além disso, ela pode auxiliar a evitar os tão temidos enjoos, muito comuns no início da gravidez. 

Durma bem 

Dormir nem sempre é uma tarefa tranquila para uma gestante, pois às vezes é complicado achar uma posição confortável. Além disso, não há uma regra de qual a melhor posição para a grávida descansar. Ou seja, a melhor é aquela em que você ficar confortável.  

Além disso, algumas dicas podem te ajudar a deixar esse momento ainda mais relaxante, como por exemplo, evitar aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes do horário de dormir; não ingerir alimentos gordurosos no jantar e evitar muitos líquidos antes de dormir. 

Medite 

A meditação pode ser uma excelente aliada das gestantes, pois é uma prática que combina concentração e respiração. Além disso, exercícios de meditação podem ser encontrados em serviços de streaming, aplicativos específicos e canais do YouTube. 

Entre os benefícios da meditação para as gestantes estão a redução do estresse e da ansiedade na gravidez, pois a prática ajuda a acalmar a mente. 

Gostou das dicas para reduzir a ansiedade durante a gestação? Conta para a gente nos comentários! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007