fbpx

Blog

Curiosidades históricas, sociológicas e científicas sobre o parto

Compartilhe este conteúdo:

Você sabia que existem muitas curiosidades sobre o parto? Por exemplo, antigamente as gestantes e as parteiras tomavam cerveja enquanto a criança nascia. Aliás, você sabia que, quando nasce um bebê no Camboja (Ásia), a mãe precisa se manter aquecida por dez dias, com touca de lã na cabeça e fogo embaixo da cama? Confira esses e outros fatos que envolvem o parto:

Antigamente

A curiosidade sobre ingerir cerveja durante o parto foi traduzida do livro “Me tire daqui: Uma história do nascimento desde o Jardim do Éden até o Banco de Esperma” – tradução livre – pelo portal BuzzFeed. Acreditava-se também que cerveja preta estimulava a produção de leite materno.

A obra da pesquisadora americana Randi Epstein, traz ainda, que se esperava que as grávidas servissem bolo a qualquer pessoa que estivesse no cômodo com elas durante o parto.

Algo que também parece inacreditável é que o primeiro livro sobre gravidez foi escrito por um homem. E ainda um que nunca tinha visto ou estudado sobre partos. O livro “O Jardim de Rosas para Mulheres Grávidas e Parteiras”, em tradução livre”, escrito por Eucharius Rösslin, foi lançado em 1513.

Curiosidade médica

Além disso, sabia que respirar é de extrema importância na hora de dar à luz? É o que revela a obstetra Rossana Pulcineli, em entrevista ao site Minha Vida. “Além de ser uma fonte de oxigênio, a respiração reduz a liberação de substâncias que pioram a dor e dá a mulher um controle emocional melhor”, ressalta a médica, que é membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).

Partos em diferentes culturas

Na Ásia, mais especificamente no Camboja, a mãe deve se manter aquecida logo que dá à luz. Isso porque a cultura local acredita que a mulher deve recuperar todo o calor, toda a energia perdida com o parto. Enquanto isso, no Nepal, a placenta é considerada um anjo protetor do bebê. Por conta disso, após o nascimento, ela é levada pelo pai da criança e enterrada na montanha mais alta perto de casa para se manter em segurança. Esses fatos foram contados em uma série da GNT, elaborada pela obstetra Mayra Calvette no programa “Parto pelo Mundo”.

Cordão umbilical

E por último, uma curiosidade científica: especialistas recomendam que o clampeamento do cordão umbilical seja adiado por pelo menos 30 a 60 segundos. O estudo é dos médicos do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACGO), órgão norte-americano equivalente à Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Antigamente, se acreditava que o cordão deveria ser cortado logo após o nascimento. Resumindo: pois ajudava a diminuir as chances de hemorragia na mãe. Mas não havia comprovação científica e depois disso, outras pesquisas indicavam que esperar para cortar o cordão dá tempo ao bebê de receber até 25% do sangue que está na placenta, de acordo com a Revista Crescer.

E aí, gostou de saber essas curiosidades sobre o parto? Confira mais dicas envolvendo o assunto clicando aqui e conferindo nosso artigo sobre o que levar para a maternidade!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007