fbpx

Blog

Como prevenir a diabetes nos pequenos

Compartilhe este conteúdo:

É difícil encontrar uma criança que não adore doces, ou que não queira comer a sobremesa antes do almoço, não é mesmo? E quem nunca ouviu dos pais, ou falou para os filhos, que “comer muito doce pode causar diabetes”? Mas como evitar doces para sempre não é uma alternativa muito viável, que tal conferir algumas dicas do que fazer para prevenir a diabetes nos pequenos?

É possível prevenir a diabetes?

Primeiramente, é bom esclarecer que o doce em si não é o único causador do diabetes. Os principais fatores de risco para o diabetes incluem excesso de peso, sedentarismo e a falta de nutrientes. Por isso, se o seu filho se enquadra em alguns desses casos, é bom ficar alerta, pois a doença pode surgir ainda na infância.

O diabetes afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. E só no Brasil mais de 13 milhões de pessoas viviam com a doença em 2019, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Falando nisso, hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Combate à Diabetes. A data tem como objetivo reforçar a conscientização a respeito da doença, evidenciando a importância da prevenção.  

O que é a diabetes?  

De acordo com o Ministério da Saúde, Diabetes Mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. 

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. 

A diabetes causar o aumento da glicemia, e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.  

Como prevenir a doença? 

A melhor forma de prevenir a diabetes nos pequenos é com alimentação saudável e equilibrada, como por exemplo, consumindo diariamente verduras, legumes e frutas. Além disso, é importante não exagerar nos industrializados e praticar atividade física.  

Para muitas famílias essa é uma tarefa difícil, afinal de contas, os pequenos adoram comer bobagens. Além disso, as crianças estão cada vez mais reféns das telas, ficando mais sedentárias. Mas para que eles se tornem adultos saudáveis é preciso que a família estimule a criança a se alimentar de forma saudável e a praticar exercícios. 

E a melhor forma de fazer com que os pequenos adotem esses novos hábitos é dando exemplo. Prepare refeições saudáveis para toda a família e pratiquem atividade física juntos. Com certeza, a alegria e a saúde serão contagiantes! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007