fbpx

Blog

Como habituar os pequenos para a volta às aulas?

Compartilhe este conteúdo:

O ano letivo de 2023 está prestes a começar e com ele vem o desafio de colocar os pequenos na rotina novamente. O horário de acordar e dormir muda, tem dever de casa para fazer e a meta todas as noites é deixar a mochila arrumada para o dia seguinte, não é mesmo? Confira a seguir dicas de como habituar os pequenos para a volta às aulas!

Estabeleça uma rotina

Antes mesmo de as aulas reiniciarem o ideal é já ir adaptando a criança para o retorno à escola. Colocar o seu filho na cama mais cedo, fazer as refeições em horários estabelecidos e até mesmo reservar um momento para o dever de casa, são dicas que podem ajudar na preparação para volta às aulas.

Uma boa estratégia para os pequenos irem se acostumando com a ideia do retorno, é inseri-los na escolha do material escolar, ajudar na organização da mochila ou do cardápio de lanches, e por aí vai.

Atenção especial para a alimentação

Durante as férias costumamos sair da rotina, não é mesmo? Nos permitimos a fazer as refeições mais tarde e até degustamos algumas guloseimas. Com os pequenos não é diferente. Por isso, dias antes deles voltarem às aulas, estabeleça uma rotina também para a alimentação. Tomar um bom café da manhã, almoçar e jantar no horário são ações que vão ajudar a familiarizar as crianças com a rotina do período letivo.

Prepare um local para estudo

Que tal montar um cantinho para o seu filho estudar? Você pode começar a estimular esse hábito reservando poucos minutos do dia para ele fazer o dever de casa. Depois você vai aumentando e quando menos esperar, o horário de estudo já se tornou uma rotina.

Não é que a gente precise estabelecer inúmeras regras para as crianças, mas sabemos que eles se distraem facilmente e às vezes ficam muito tempo no celular ou em frente à televisão. Então o ideal é já ir criando uma rotina de estudos e responsabilidades desde cedo, não é mesmo?

Gostou das dicas? Conta para a gente nos comentários como você faz para habituar os pequenos na volta às aulas!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007