fbpx

Blog

Como estimular seu filho a começar a andar?

Compartilhe este conteúdo:

Depois que o bebê nasce, começam as expectativas para fases como da primeira palavra, a primeira engatinhada e então os primeiros passos. No entanto, é comum alguns pais fazerem comparações entre crianças que começaram a andar antes mesmo de um ano de idade e outras que deram os primeiros passos aos 14 meses. A maioria começa a andar entre os nove e os 12 meses.

Vale lembrar que cada criança tem o seu tempo e se desenvolve de maneira única, por isso é importante não forçar. Mas é preciso ficar atento, caso o bebê não começar a andar a partir dos 18 meses, é preciso procurar o pediatra.

Confira a seguir, dicas de como estimular seu filho a começar a andar de maneira segura e natural:

Deixe a criança explorar o ambiente

A fase que o bebê começa a ensaiar os primeiros passos é uma das mais temidas pelos pais, pois existe o medo de que ele se machuque. No entanto, você deve deixar o pequeno explorar bem o ambiente, ir para o chão, escolher a direção que vai, descobrir texturas com as mãos e o pés, tudo é claro, com a supervisão de um responsável.

Incentivo é tudo

O incentivo faz toda diferença para um bebê que está começando a andar. Os pais podem, por exemplo, ficar a uma pequena distância da criança e chamá-la para que vá ao encontro deles. Além disso, você pode afastar os brinquedos do bebê, para que ele vá buscá-los.

Andador é coisa do passado

Muito utilizado antigamente para estimular as crianças, o andador não é mais indicado por especialistas. Em entrevista à Revista Crescer, o pediatra Francisco Lembo Neto não recomendou o uso do andador, pois a criança “poderá ter quedas mais frequentes ao andar porque não fortaleceu como deveria a musculatura da perna”.

Passe segurança para o bebê

Quem não fica nervoso quando o bebê começa a caminhar, não é mesmo? No entanto, os pais devem passar o máximo de segurança enquanto auxiliam as crianças nos primeiros passos. Você pode começar a estimular de mãos dadas, depois segure apenas uma mão, até que a criança se sinta segura para andar sozinha. Além disso, se a criança tropeçar ou derrubar algo, lide com carinho. Nada de esbravejar ou dar broncas, isso vai assustá-la e ela pode entender para não repetir mais a situação.

Deixe o ambiente seguro

Outro fator que os pais devem ficar atentos é quanto à segurança da casa. É preciso, por exemplo, usar protetores de tomadas e quinas, deixar de lado toalhas e mantas de sofá que a criança possa puxar e cair nesta fase de descobrimento.

Gostou das dicas de como estimular seu filho a começar a andar? Conta para a gente nos comentários!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007