fbpx

Blog

Como escolher o obstetra ideal para sua gravidez

Compartilhe este conteúdo:

A tarefa de escolher o obstetra ideal para acompanhar uma gestação não é fácil. Afinal de contas, você precisa decidir qual será o profissional que vai estar presente em um dos momentos mais importantes da sua vida, que é a gravidez.

Planejando a escolha

Para as mamães que planejam a gravidez, o ideal é procurar o atendimento com este profissional antes mesmo da concepção. Assim, será possível tirar uma série de dúvidas que toda mãe – seja de primeira ou de outras viagens – tem.  

“É interessante, se possível, marcar uma consulta antes de começar a tentar engravidar. Não só para diminuir riscos pré-concepcionais, investigando algumas doenças básicas com exame de sangue, mas também para a detecção de condições como hipotireoidismo e pré-disposição ao diabetes gestacional, entre outras. Além disso, caso seja necessário perder peso, fazer um controle de pressão, ou iniciar algum tipo de atividade física, por exemplo, há uma janela de tempo para se preparar”, explica a obstetra e ginecologista Anna Beatriz Herief, em entrevista à Revista Bebê

Confira, a seguir, algumas dicas para escolher o obstetra ideal para a sua gravidez

Escolha alguém em quem confie 

Primeiramente, se possível, escolha alguns médicos e marque consulta com cada um deles. Seja pelo plano de saúde ou particular, é preciso conhecer o profissional e iniciar o acompanhamento da gestação somente se você se identificar com ele e tiver confiança. 

Busque recomendações 

Outra dica é perguntar para amigas e familiares qual foi ou é o obstetra delas. Pergunte sobre o perfil desse profissional, o que elas mais gostaram e o que não gostaram no atendimento. Mas lembre-se que cada pessoa é única, então, o que é bom para elas não necessariamente será para você! 

Atenção e disponibilidade 

Todo paciente merece um médico que tenha um atendimento atencioso e esteja disponível. Na gestação, essas características são ainda mais importantes. Anote todas as suas dúvidas e não tenha medo ou vergonha de perguntar, pois o profissional está ali para isso. E se ele desconversar ou se negar a responder, você tem um indício de que ele ou ela não é o (a) obstetra ideal para acompanhar a sua gestação. 

Avalie as instalações 

Além disso, avalie as instalações da clínica ou consultório em que o obstetra trabalha. O local possui equipamentos básicos para você acompanhar o crescimento do seu bebê na barriga? O ambiente é limpo e confortável? Os profissionais que atuam ali são capacitados e cordiais ao lidar com o público? Esses detalhes são muito importantes para traçar o perfil de quem está te atendendo. 

Gostou das dicas? E você, quais características procura no profissional para ele ser o obstetra ideal para acompanhar a sua gestação? Conta pra gente nos comentários! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007