fbpx

Blog

Como ajudar seu filho a superar a ansiedade de separação?

Compartilhe este conteúdo:

A ansiedade de separação é o termo que se usa quando uma criança se sente afastada dos pais, mesmo que seja por alguns minutos. Essa é uma fase que faz parte do desenvolvimento dos pequenos e o seu pico geralmente ocorre entre o 10º e o 18º mês de vida. No entanto, há crianças que começam a demonstrar sinais de ansiedade já a partir dos quatro meses.

Quem nunca viu a criança chorar querendo voltar para o colo da mãe quando alguém a segurou, por exemplo? Ou até mesmo testemunhou aquela birra para entrar na creche, pois não queria desgrudar do pai? Saiba a seguir, como ajudar seu filho a superar a ansiedade de separação!

Procure rede de apoio desde cedo

O sonho de toda família é ter uma boa rede de apoio, não é mesmo? É claro que isso nem sempre é possível, mas um erro é apresentar novas pessoas para a criança só quando precisar de apoio, seja para fazer uma tarefa rápida, como ir até a farmácia, ou até mesmo para períodos que demandam mais tempo de separação, como o trabalho.

A criança deve estar familiarizada com outras pessoas que a cuidarão desde cedo. Afinal de contas, quem iria gostar de ficar na companhia de alguém que quase nunca vê?

Faça pequenas brincadeiras

Quando a criança começar a engatinhar, aproveite esse momento para ir até outro cômodo e ficar espiando de cantinho a reação dela. Além disso, brincar de esconde-esconde também ajuda seus filhos a lidarem com o processo.

Converse com seu filho

A partir do primeiro ano de vida as crianças já possuem um domínio maior da linguagem. Aproveite esse período para explicar que você vai se ausentar, mas estará de volta assim que possível. Nunca minta para a criança dizendo que você já volta e demore meio turno. Seja sincero e faça essa separação progressivamente. Um dia você sai para ir à farmácia e demora 15 minutos, daqui uns dias vai ao mercado e demora uma hora, até que a criança se acostume a ficar um turno longe de você, por exemplo.

Paciência é a chave para tudo

Para tudo na vida é preciso paciência e persistência. Para superar a ansiedade de separação, não seria diferente. Por isso, faça um passo de cada vez e não atropele o processo para não gerar traumas no seu filho. É importante que ele tenha segurança nessa “separação”, que dá início a sua independência, apesar de sabermos que os pais sempre serão o porto seguro dos filhos.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007