fbpx

Blog

Brincar de bonecas pode ajudar as crianças a relatar pensamentos e emoções dos outros

Compartilhe este conteúdo:

Você sabia que brincar de boneca pode proporcionar mais que uma diversão para os pequenos? É isso que neurocientistas da Cardiff University, do Reino Unido, descobriram ao realizarem um estudo com crianças. Os pesquisadores observaram que os jogos sociais com bonecos ativam a região do cérebro associada ao desenvolvimento de habilidades sociais importantes.

Como funcionou o estudo

A pesquisa utilizou a tecnologia da neuroimagem para fornecer as evidências dos benefícios de brincar de boneca no nível cerebral. Os cientistas monitoraram a atividade cerebral de 33 crianças com idades entre 4 e 8 anos enquanto elas brincavam com bonecas.

De acordo com os pesquisadores, ao brincarem com bonecos e bonecas, as crianças desenvolvem empatia por outras pessoas e habilidades de processamento social. Além disso, a brincadeira ativaria o chamado sulco temporal superior posterior (PSTS) mais do que outras atividades criativas. Um exemplo, é que essas aptidões são mais exercitadas do que quando as crianças utilizam o tablet, segundo os cientistas.

“Quando as crianças criam mundos imaginários e encenam com bonecas, elas expressam primeiro em voz alta, depois internalizam a mensagem sobre pensamentos, emoções e sentimentos do outro”, ressalta a pesquisadora Dra. Sarah Gerson. “Isso pode ser muito benéfico a longo prazo, já que pode levá-las a ter mais sucesso em processar questões sociais e emocionais e ajudá-las a desenvolver a empatia, que pode moldar seus hábitos ao longo de suas vidas”, explica.

Brincar sozinho também traz benefícios

Além disso, os pesquisadores pontuam que os benefícios sociais das bonecas foram observados mesmo quando as crianças brincavam sozinhas. Esse estudo vem a corroborar com que Jean Piaget, conhecido como o “pai da psicologia do desenvolvimento”, argumentava em 1945. Segundo sua teoria, brincar de faz de conta era inerentemente social.

Brincar com bonecos e bonecas pode ajudar a encorajar os pequenos. “As bonecas incentivam os pequenos a criar seus próprios pequenos mundos imaginários, em vez de, digamos, resolver problemas ou construir jogos. Elas encorajam as crianças a pensar sobre outras pessoas e como elas podem interagir umas com as outras”, explica a pesquisadora Dra. Sarah Gerson.

Agora que está comprovado cientificamente que brincar com bonecos e bonecas vai além de uma atividade lúdica, que tal mergulhar em um mundo imaginário junto com os seus filhos? Faça o teste e conte essa experiência para a gente nos comentários!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007