fbpx

Blog

Brincadeiras antigas para relembrar com os filhos

Compartilhe este conteúdo:

Com a criançada em casa curtindo as férias escolares, o que não falta é tempo para curtir os filhos, não é mesmo? Além disso, nesta época muitos pais também estão em recesso e querem aproveitar ao máximo o tempo em família! Há inúmeras atividades para fazer com os pequenos, mas que tal você também curtir o momento e relembrar brincadeiras antigas da sua época de infância? Confira a seguir dicas de atividades nostálgicas para relembrar com os filhos neste período de férias! 

Amarelinha 

Quando se fala em brincadeiras antigas, muitos pais e mães devem lembrar da famosa “amarelinha”. Uma atividade que consiste em quadrados desenhados no chão, seja com graveto ou giz. Os quadrados são numerados do 1 ao 9 e o último espaço é denominado como “Céu”. 

A brincadeira funciona da seguinte forma: é lançada uma pedrinha, ou outro objeto, em uma das casas numeradas e o participante deve percorrer os quadrados, pulando com uma perna só, todo o caminho traçado sem pisar na casa marcada, recolhendo a pedrinha na volta. 

Essa é uma atividade muito divertida, que trabalha a coordenação motora, além das habilidades estratégicas dos pequenos. 

Trava-línguas 

Quer uma brincadeira que não precisa de nenhum objeto? Então, que tal experimentar o trava-línguas? Essa é uma atividade que não precisa de nenhum outro material, somente opções de frases de trava-línguas! Além disso, a brincadeira é ótima para treinar a dicção dos pequenos nesse período sem aulas.

Confira algumas dicas de frases trava-línguas para fazer com as crianças: 

“O pelo do peito do pé do Pedro é preto.” 

“Fala, arara loura. A arara loura falará.” 

“A babá boba bebeu o leite do bebê.” 

“O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.” 

Pular corda 

Que a criançada tem uma energia contagiante ninguém duvida, né? Então, que tal aproveitar para unir o útil ao agradável, fazendo com que as crianças se divirtam e ainda se exercitem nestas férias? Para isso, pular corda é uma ótima pedida! E essa atividade ainda ajuda a gastar a energia dos pequenos, que com certeza terão uma ótima noite de sono depois dessa atividade! 

E o melhor de tudo é que para esta brincadeira só é preciso a corda e os participantes!  

Adedonha ou Stop! 

Uma brincadeira ótima para fazer com as crianças maiorzinhas é a adedonha ou stop! Para participar é simples, só é preciso papel, caneta e vocabulário! Basta preencher todas as categorias pré-determinadas pelo jogares com a letra indicada na rodada, como por exemplo: nome, cidade, animal. Quem terminar primeiro fala Stop! E ganha quem fizer mais pontos ao fim do jogo. Essa é uma ótima brincadeira para testar o vocabulários dos pequenos. 

E você, tem mais algumas sugestões de brincadeiras antigas para fazer com os filhos nestas férias? Conta para a gente nos comentários! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007