fbpx

Blog

Com que idade posso dar chocolate ao meu filho?

Compartilhe este conteúdo:

A Páscoa se aproxima e esse período pode ser desafiador para os pais irem no mercado com as crianças. Afinal de contas, as opções de chocolates são inúmeras e os pequenos querem todas, não é mesmo? Além disso, existe uma variedade muito grande de tipo de chocolate e com diversos brinquedos, o que deixa o ovo de Páscoa ainda mais convidativo. No entanto, muita gente tem dúvida de quando pode oferecer esse alimento para os filhos. Saiba a seguir, com que idade a criança pode comer chocolate. 

Idade ideal  

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que crianças de até 2 anos não consumam açúcares, pois pode comprometer a saúde e os hábitos alimentares dos pequenos. No entanto, crianças maiores de 2 anos, podem comer chocolates com moderação, sem prejudicar os hábitos e a alimentação saudável deles. Além disso, o consumo desse alimento pelas crianças deve respeitar o limite de 25g de açúcar por dia, o que equivale a mais ou menos duas colheres de sopa.  

Qualidade 

Outro fator importante é estar atento a que tipo de chocolate escolher. Esse alimento possui muitos benefícios quando tem um teor de cacau elevado. No entanto, para os pequenos, o chocolate meio amargo, por exemplo, pode não ser tão palatável e as crianças preferem os produtos que tem leite e mais açúcar. “O cacau propriamente dito representa muito pouco na composição e é bem amargo. O chocolate só se torna doce por conta dos fabricantes que adicionam bastante açúcar e gordura”, explica o pediatra Ary Lopes Cardoso, em entrevista à Revista Crescer

Por isso, é importante oferecer desde cedo um chocolate de qualidade para as crianças. Assim, elas vão ir se acostumando com a variedade que faz bem. Um produto de qualidade, com alto teor de cacau, traz muitos benefícios para a saúde, como efeitos antioxidantes e a melhora da imunidade.  

Além disso, é sempre importante consultar o pediatra da criança antes de oferecer um alimento pela primeira vez. Outra dica, é montar uma cesta em casa, com chocolates de qualidade e acrescentar brinquedos que a criança goste. Isso porque os ovos que vendem no supermercado nem sempre são indicados para os pequenos. 

Gostou de saber mais sobre com que idade a criança pode comer chocolate? Conta para a gente nos comentários como foi o primeiro contato do seu filho com esse doce! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007