fbpx

Blog

Ciência explica a aversão das crianças a legumes e verduras

Compartilhe este conteúdo:

Que família nunca enfrentou uma verdadeira novela na hora de oferecer legumes e verduras para o filho? Dá até para contar nos dedos o número de crianças que conhecemos que come os vegetais por conta própria. A maioria precisa de uma “ajudinha”. Mas você sabe como a ciência explica a aversão das crianças a esses alimentos? 

De acordo com reportagem da BBC, na pré-história, os filhotes dos primeiros hominídeos corriam sérios perigos ao começarem a andar sozinhos e ganhar mais autonomia. Nesses momentos, eles podiam se tornar presa de animais maiores ou comer alguma coisa desconhecida que pudesse matá-los. Mas a curiosidade é que, em geral, as plantas tóxicas e desconhecidas eram verdes e um pouco amargas. 

Aversão aos vegetais pode ser resquício evolutivo

Segundo cientistas, a aversão de muitas crianças aos vegetais, especialmente a partir de 1 ano e meio de idade, pode ser ainda um resquício desta “regra evolutiva” que visava protegê-los. Algo como “é verde e desconhecido? Melhor não comer”. 

“Esses alimentos costumam ter um gosto relativamente amargo que, durante a nossa evolução, associamos às toxinas. E também estamos predispostos a comer coisas que têm mais gordura ou açúcar porque são uma boa fonte de calorias, e os vegetais não são”, explica a psicóloga Jacqueline Blisset, que também é especialista em comportamento alimentar de crianças nos primeiros anos de vida. 

Driblando o paladar seletivo

Mas como fazer com que as crianças comecem a gostar de legumes e verduras? Afinal de contas, eles são essenciais para uma dieta equilibrada. Confira algumas dicas a seguir: 

Não pressione a criança a comer 

Em primeiro lugar, nada de ficar pressionando ou fazendo chantagem para que a criança coma o alimento que você quer. “Isso pode criar memórias negativas associadas à comida e fazer com que a criança tenha mais dificuldade de aceitar aquele alimento, ou mesmo outros novos, no futuro”, explica a nutricionista Luciana Carvalho, em entrevista à Revista Bebê

Seja exemplo 

Muitos pais querem que as crianças comam vegetais, mas no prato dos adultos tem hambúrguer, batata frita e refrigerante para acompanhar. Não que comer isso seja proibido, mas a família precisa dar exemplo e também comer legumes e verduras.

Mostre como pode ser delicioso experimentar novos alimentos. 

Geralmente, nós temos medo do desconhecido. Porém, provar novos sabores, se deliciar com um alimento jamais experimentado, ou mesmo entender que, realmente, seu paladar não aprecia determinado sabor, é muito importante para o desenvolvimento sensorial.

Insira a criança na preparação da comida 

Que tal dar uma de chefe de cozinha e colocar a criança para cozinhar com você? É claro que são necessários cuidados para evitar acidentes. Mas que tal começar preparando um sanduíche com seu filho e falando sobre os benefícios dos alimentos? Por exemplo: a cenoura é rica em sais minerais, como ferro e cálcio, e ajuda na saúde dos olhos, pele e até do cérebro. 

E aí, gostou de saber que a ciência explica a aversão das crianças aos legumes e verduras? E o que achou das dicas? Que tal colocá-las em prática com os seus filhos? 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007