fbpx

Blog

Brincar na água do mar ou piscina melhora o bem-estar

Compartilhe este conteúdo:

A gente sabe que a maioria dos pequenos ama brincar na água, seja do mar, de lagos, de rios ou de cachoeiras. E você sabia que brincar em espaços azuis, como o mar ou a piscina, durante a infância, é capaz de melhorar o bem-estar e a saúde mental na idade adulta? Saiba mais sobre os resultados do estudo da Universidade de Exeter que chegou a essa conclusão.

Pesquisas

A ciência já havia comprovado os benefícios do contato humano com a natureza ainda nos anos 80. A primeira publicação foi em 1984, em que pesquisadores analisaram pacientes que estavam internados e compararam a recuperação entre aqueles que tinham vista para áreas verdes com quem não tinha nenhuma vista para a natureza.

A pesquisa concluiu que os pacientes com vista requisitavam menos analgésicos e ficavam menos tempo internados em comparação com os demais.

Estudo atual

Já o estudo recente é um dos primeiros que investigou o impacto de brincar na água e demonstrou a importância desse contato desde a infância. Os pesquisadores analisaram dados de 18 países, e os resultados foram publicados no Journal of Environmental Psychology.

“Esse estudo da década de 1980 despertou o interesse da ciência para esse assunto. Mas nos últimos cinco anos é que tivemos um aumento significativo no número de publicações. Com a pandemia, esse interesse aumentou muito”, afirmou Eliseth Leão, líder do grupo de Pesquisa e-Natureza – Estudos Interdisciplinares sobre a Conexão com a Natureza, Saúde e Bem-Estar e pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Afetividade

De acordo com os cientistas, entre as hipóteses para explicar os benefícios de brincar na água e do contato com a natureza durante a infância, está a memória afetiva. Isto possivelmente fará com que a pessoa frequente esses lugares mais vezes ao longo da vida.

Quem nunca foi à praia depois de adulto e ficou saudoso lembrando dos bons tempos com os pais no mar, não é mesmo? Pode parecer óbvio, mas na correria do dia a dia acabamos nem lembrando desses fatos.

Além disso, às vezes nem percebemos o quanto essas memórias são importantes na nossa vida, o quanto fazem para a nossa saúde mental e o bem-estar que nos proporcionam.

Gostou de saber mais sobre essa pesquisa? Então, que tal arrumar as malas e ir à praia brincar na água com a criançada?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007