fbpx

Blog

Autoestima na infância: como tratar o tema desde cedo?

Compartilhe este conteúdo:

É comum escutarmos no dia a dia frases que falam sobre a importância de gostarmos de nós mesmos. Mas o que a gente pouco reflete, é que isso deve começar desde cedo e, por isso, é fundamental iniciar a dialogar sobre a autoestima na infância. 

Recentemente a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um documento científico no qual aponta a importância da autoestima entre crianças e adolescentes. O texto busca explicar o que é autoestima e como ela se relaciona com a saúde mental e física. Além disso, explica como ocorre o desenvolvimento da autoestima na infância e na adolescência e como deve ser a sua promoção. “É fundamental capacitá-los para gostarem de si mesmos do jeito que são”, defende a neuropediatra Liubiana Arantes de Araújo, presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP.  

De acordo com a neuropediatra, a autoestima é desenvolvida a partir de experiências do cotidiano. Se os pais não tiverem essa percepção, os pequenos podem se sentir desvalorizados, carregando os prejuízos disso em diversos âmbitos, por toda a vida. Em entrevista à Revista Saúde, a médica lembrou também dos estilos de vida inatingíveis que as crianças podem acompanhar pelas redes sociais. “Assim, cria-se uma expectativa irreal, seguida de frustração”, explica.

Mas como desenvolver a autoestima na infância? Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar na hora de abordar o assunto com seus filhos. 

Corrija os erros com cuidado 

É preciso ter muito cuidado com as palavras, sobretudo com as crianças. Quando seu filho fizer algo errado, em vez de criticá-lo pela atitude, explique o porquê não é legal fazer isso. “A criança precisa entender o que fez de errado, mas às vezes ela não consegue enxergar o problema no erro, explica Roberta Bento, especialista em educação e neurociência cognitiva, em entrevista à Revista Pais & Filhos

É dever dos pais incentivar os pequenos a entenderem o erro e também procurar formas de resolvê-lo. Assim, a criança se sentirá empoderada, pois conseguiu consertar algo que fez de errado. 

Dê autonomia ao seu filho

Outra maneira de estimular a autoestima dos pequenos é fazendo com que eles participem das atividades do lar. Por exemplo, ajudar a lavar a louça, a fazer um bolo, juntar os brinquedos. É claro, tudo com cuidado e atenção à idade da criança, para que não ocorram acidentes domésticos. 

Valorize cada esforço

Elogie seu filho sempre que tiver a oportunidade. Quando ele for te mostrar um desenho que fez na escola, ou que juntou seus brinquedos, vá além do “muito bem”. Pare o que você estiver fazendo e valorize de verdade o que ele fez. Fale sobre a dedicação que ele colocou para que a tarefa fosse bem sucedida. 

Ensine a criança a lidar com as frustrações 

Dizem que as mães criam os filhos para o mundo e, infelizmente, nem todos habitantes do planeta terra tem empatia. Por isso, é importante a ensinar a criança a saber lidar com frustações, desde um comentário maldoso que ouviu na escola até o trabalho que foi fazer e não saiu como esperado. A autoestima é muito importante para que as pessoas saibam lidar com as frustações e entendam que nem sempre as coisas sairão como desejamos, mas que devemos seguir tentando, pois somos capazes de atingir os objetivos a que nos propomos. 

Gostou das dicas? Como você fala sobre autoestima com seus filhos? Conta pra gente nos comentários! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007