fbpx

Blog

Conheça o aplicativo que estimula atividade física em crianças

Compartilhe este conteúdo:

Falamos muito da importância de os adultos se exercitarem, mas sabia que a prática de atividade física deve ser incentivada desde cedo? E já que estamos em clima de Copa do Mundo, nada melhor que um produto para inspirar a garotada a se mexer. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fifa e o Ministério de Saúde Pública do Qatar lançaram um aplicativo que estimula a atividade física entre crianças e adolescentes.

Como funciona o aplicativo?

Chamado de GenMove, o aplicativo pode ser baixado nas lojas dos sistemas operacionais Android e iOS. A novidade oferece de forma gratuita mais de 50 opções de jogos que exigem diferentes habilidades físicas. O aplicativo pode ser baixado no Brasil, porém, não tem uma versão em português.

A plataforma combina tecnologia de rastreamento de movimento com técnicas de inteligência artificial (IA) para fornecer a crianças e adolescentes uma experiência de videogame. Os jogos contam com avatares e exigem que as crianças façam uma variedade de movimentos diferentes para desenvolverem suas habilidades físicas.

Benefícios da atividade física

“A atividade física regular traz grandes benefícios ao longo da vida para a saúde física e mental e é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “A OMS tem o orgulho de lançar o aplicativo GenMove Season1 com o Qatar. Esse tipo de inovação digital pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar os jovens e motivá-los, especialmente crianças que podem não praticar esportes regularmente”, acrescentou.

De acordo com a OMS, a recomendação é que crianças e adolescentes façam uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por dia, incluindo atividades que fortalecem músculos e ossos, pelo menos, três vezes por semana. No entanto, segundo a Revista Crescer, mais de 80% dos adolescentes não atendem a essas recomendações e estima-se que crianças e adolescentes possam passar mais de oito horas do dia acordados de forma inativa. Por isso a importância de um aplicativo que estimula a atividade física entre os pequenos.

No GenMove, os pequenos podem encontrar os mais diversos esportes, por exemplo, atividades que envolvem ações como pular e chutar, para aumentar a confiança das crianças e o prazer de se mover; e o futebol, é claro, já que estamos em ano de Copa do Mundo.

O goleiro titular da Seleção Brasileira, Alisson Becker, que também é embaixador da OMS para a Promoção da Saúde, comentou sobre o novo aplicativo. “Eu amo o GenMove. A tecnologia abre o mundo para todos, mas às vezes pode fazer você ficar sentado por muito tempo. Então, a plataforma GenMove te ajuda nisso. Ao mesmo tempo, você pode se divertir com seus filhos, ou sozinho, e fazer algo saudável”, ressaltou.

E você, está esperando o que para baixar esse aplicativo e estimular seus filhos a praticarem atividade física?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007