fbpx

Blog

Saiba mais sobre a importância do afeto na infância

Compartilhe este conteúdo:

Em 24 de agosto é lembrado o Dia da Infância, data que nos traz a reflexão sobre como nossas crianças estão sendo tratadas. Além de todos os direitos que a criança deve ter, como os assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), há um sentimento que é essencial para o desenvolvimento dela: o afeto. Saiba abaixo qual é a importância do afeto na infância.

Importância do afeto na infância

De acordo com o pediatra Marcelo Lamposkly, em entrevista à Revista Bebê, o afeto é fundamental desde o período intrauterino. “Ao receber afeto, a criança tem um ambiente de segurança, sente que é amada, que tem alguém responsável que cuida dela. Isso é essencial para o desenvolvimento, para a autoestima, para que tenha tranquilidade e confiança nela mesma”, ressalta. 

Conforme Lamposkly, o afeto trata-se de uma série de sentimentos de um indivíduo para outro, como amor, carinho, cuidado, atenção, compaixão, generosidade e doação. Além disso, pode ser demonstrado de diversas formas, como em palavras, gestos, com abraços, beijos ou conversas.

Com as crianças a demonstração do sentimento se dá por meio de colo, contação de histórias, dar banho, amamentar, alimentar, entre outros momentos de conexão de pais e filhos. Também, há os momentos de afeto quando as coisas não estão fáceis, por exemplo, quando a criança chora e você a acolhe, ou quando ela se machuca e você a protege. 

Afeto desde a gestação 

O afeto é um sentimento que deve começar a ser cultivado ainda durante a gestação. Tudo que a mãe sente o bebê também acaba absorvendo, por isso, esse vínculo deve começar ainda na barriga. Isso pode ser feito através de conversas, ouvindo música, contando histórias, enfim, tudo o que possa aprimorar a conexão entre ambos. E o afeto entre o pai e o bebê também pode e deve ser cultivado ainda na gestação, com conversas e carinho. 

Se nós adultos precisamos de afeto, necessitamos ser acolhidos, com as crianças não poderia ser diferente. Além disso, é na infância que começa a construção do adulto que seu filho vai se tornar. Por isso, é importante ensinar sobre valores, sentimentos e caminhos, sem deixar de acolher a criança e mostrar o que é certo ou errado.

Afeto é fundamental em todas as fases

O afeto também é importante para ajudar a criança a ultrapassar cada fase no seu tempo. Na fase de birras, por exemplo, é preciso acolher a criança com afeto, mas isso não significa deixá-la fazer o que quiser.  

É bom lembrar, no entanto, que para dar afeto é preciso tê-lo. O exemplo é o melhor remédio quando falamos de crianças, pois elas se espelham nos adultos. “Sempre falo que, primeiro, a mãe e o pai têm de estar bem. Aí, sim, a criança pode estar bem”, lembra o pediatra.  

E você, gostou de saber mais sobre a importância do afeto na infância? Conta para a gente nos comentários como você tem cultivado esse sentimento na sua criança! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007