fbpx

Blog

A importância de vacinar as crianças contra a gripe

Compartilhe este conteúdo:

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 30 de junho, em todo o país. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, e entre os grupos prioritários estão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, assim como gestantes e puérperas.

A imunização se faz ainda mais importante devido a pandemia de coronavírus. Além disso, a vacina contra influenza não tem eficácia contra o SARS-CoV-2 , porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde.

O que é gripe?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a gripe é uma infecção viral causada pelo vírus Influenza, que se apresenta com febre, dor no corpo, dores de cabeça e sintomas respiratórios como tosse, congestão de vias aéreas e dificuldade para respirar, por exemplo. Além disso, em crianças, um dos principais sintomas são crises de sibilância (“chiado no peito”). Lembre-se que com Cleanose, a mãe pode fazer a desobstrução do nariz do bebê, trazendo alívio imediato para respiração da criança.

Prevenção a gripe

De acordo com a SBP, além da vacina, são medidas importantes na prevenção da doença:

– Fazer a higiene das mãos com água e sabão ou fricção de álcool a 70%;

– Evitar ambientes com aglomerações e fechados ou contato com pessoas doentes;

– Estimular o aleitamento materno;

– Evitar a exposição ao tabaco.

Além disso, é muito importante adotar a “etiqueta” respiratória, protegendo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com lenço descartável ou nos cotovelos a fim de diminuir a contaminação de outras pessoas; uma pessoa com sintomas de gripe deve permanecer em casa até 24hs depois de cessar a febre. Ressalte-se que a principal forma de transmissão dos vírus respiratório é pelas mãos contaminadas.

Gripe x resfriado

Conforme a SBP, tanto a gripe como o resfriado são transmitidos de pessoa para pessoa por gotículas respiratórias e através de objetos contaminados. No entanto, o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus que provocam sintomas semelhantes ao da gripe, porém, em geral, mais leves. Não existe uma vacina específica contra resfriado, pois há vários tipos de vírus respiratórios que causam a doença, o que dificulta o desenvolvimento de vacinas. Por sua vez, a gripe é causada por um vírus específico, o Influenza. Por isso é possível preveni-la com a vacinação. Porém, esse vírus se divide em vários subtipos (cepas), que sofrem mutações constantes, sendo necessário atualizar a vacina contra a gripe a cada ano, para que seja eficiente.

O que achou das dicas de prevenção? Também é importante conversar com as crianças sobre a importância de se cuidar, de uma maneira simples. Da mesma forma: seja exemplo! Os pequenos adoram se espelhar nas pessoas e com o tempo entenderão que a prevenção é o caminho para evitar doenças. Certamente!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007